Um problema que não é exclusividade de Balneário Rincão virou tema de projeto na Câmara de Vereadores. A situação de cães abandonados nas ruas rinconenses e que, de acordo com relatos de populares a um vereador, estariam atacando as pessoas, colocando-as em perigo. “Infelizmente, quando cachorro é pequenino as pessoas acabam pegando, mas quando crescem e viram adultos, algumas pessoas acabam abandonando nas ruas esses animais”, afirmou o vereador Bataclan Carpes (PSD). “Isso também é um problema de saúde pública”, completou.
- Prefeitura de Criciúma inaugura reforma e ampliação da Escola Municipal Giácomo Zanette
- Último dia de verão: calor e tempestades são previstos em todo o Brasil
- Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina
Segundo Carpes, muitas pessoas que chegam ao Rincão de outras cidades acabam deixando os animais quando retornam para o destino de origem. “Esse é um problema que temos na nossa cidade. Pessoas que vêm de outras cidades soltar os animais em alguns bairros, e também temos veranistas que têm casas aqui que trazem os cachorros e, quando vão embora, deixam para trás o animal. Não estou generalizando, mas muitos fazem isso”, comentou.
Ainda, de acordo com o proponente, há relatos de pessoas que foram acatadas por cães de rua. “O animal fica vagando na cidade, abandonado com fome, não são vacinados e às vezes atacam adultos, idosos e crianças. Hoje temos moradores que não fazem mais suas caminhadas por medo de serem atacados por um cachorro. Vários casos já foram registrados de ataques”, disse.
* Reportagem de Paulo Paixão do POrtal TNSul