Nesta quarta-feira (24), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram como convidadas do Webinário Mensal promovido pela Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. As fisioterapeutas Ana Carolina Doring de Andrade, integrante do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Geli Cristina Berton Kostrowski, reguladora da Secretaria Municipal de Saúde, tiveram a oportunidade de debater com profissionais de todo o país sobre as experiências e estratégias voltadas à assistência de pacientes de média e alta complexidade no âmbito da Atenção Domiciliar. O tema do encontro foi “O papel da equipe do fisioterapeuta no Programa Melhor em Casa”.
Durante a transmissão, as profissionais de Jaraguá do Sul apresentaram a experiência do município na organização da linha de cuidado fisioterapêutico após a alta do Serviço de Atenção Domiciliar. Considerada uma iniciativa inovadora na área da Fisioterapia, a estratégia estruturada pelo município busca garantir a continuidade do cuidado por meio da integração entre a Atenção Domiciliar, a regulação ambulatorial e os serviços de fisioterapia da Rede de Atenção à Saúde. O modelo permite que os usuários mantenham o acompanhamento fisioterapêutico de forma organizada e adequada às suas necessidades clínicas e funcionais, reduzindo descontinuidades no tratamento e fortalecendo a integralidade da assistência.

Foto: Divulgação/PMJS
A apresentação destacou os fluxos implantados, os critérios técnicos utilizados para o encaminhamento dos pacientes e os resultados obtidos com a qualificação da transição do cuidado, tema ainda pouco explorado na Fisioterapia em âmbito nacional.
A participação de Jaraguá do Sul no evento reforça o reconhecimento das práticas desenvolvidas pelo município e evidencia o protagonismo local na construção de soluções inovadoras para a organização do cuidado fisioterapêutico. A experiência apresentada demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a qualificação dos processos assistenciais, a integração da rede e a oferta de um cuidado contínuo, seguro e centrado nas necessidades dos pacientes.
O webinário foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Ministério da Saúde, e integra uma série de encontros voltados ao fortalecimento da Atenção Domiciliar em todo o Brasil.