Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Profissionais da rede municipal de Jaraguá do Sul participam de encontro de Formação Continuada

Foto: divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

18/10/2025 - 15:10

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nessa quarta-feira (15), na Scar, mais um encontro de formação continuada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. O evento, que integra a proposta permanente de qualificação promovida pela Semed, reuniu quase dois mil profissionais. O objetivo foi fortalecer práticas pedagógicas, ampliar conhecimentos e incentivar a reflexão sobre a atuação docente.

Com o tema “Educar com propósito: a neurociência da motivação e da paixão pelo ensinar”, a palestra foi conduzida pelo neurocientista Anderson Rauber da Silva, mestre em Inovação em Educação pela Universidade de Lisboa e especialista em Neurociência e Aprendizagem pela USP.

A iniciativa fez parte do Programa de Neurociência Aplicada à Educação – Academia de Neurodocência, que foi desenvolvido entre maio e outubro de 2025, com carga horária de 12 horas por cursista.

O programa tem como objetivo capacitar professores e equipes pedagógicas no uso de estratégias inovadoras e colaborativas, promovendo o bem-estar docente e o aprimoramento do ensino e da aprendizagem. A formação, com carga horária de 72 horas, contou com a participação de profissionais da equipe pedagógica da Rede Municipal de Ensino, que atendem alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

“A Semed reforça seu compromisso com uma educação humanizada, inovadora e alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular de Jaraguá do Sul, reconhecendo a formação continuada como um pilar fundamental para aprimorar a qualidade da educação oferecida no município. Investir na formação de nossos educadores é investir diretamente no futuro de nossos alunos. O Programa de Neurociência Aplicada à Educação foi desenhado para ser transformador e os primeiros resultados já podem ser vistos na prática”, afirma a secretária Iraci Müller.

Evento reuniu quase dois mil servidores | Foto: divulgação/PMJS

O que dizem os professores que participaram da formação

“A formação de neurociência foi muito importante, pois trouxe conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro e o modo de aprender dos seres humanos, apresentando estratégias práticas para usar no dia a dia em sala de aula, despertando o foco e a atenção dos alunos. Nos fez refletir sobre a nossa prática docente, lembrando a importância da intencionalidade, por que fazemos? para que fazemos? como fazemos? Nessa formação compreendemos que para termos um aprendizado, é preciso despertar a curiosidade, revisar o conteúdo com pontos principais e promover novas experiências”, comentaram as professoras da EMEB Guilherme Hanemann, Camila Ropelato e Priscila Munhoz Alves Lourenço.

“Em minha humilde opinião sou grata por esse curso, pois fui despertada por um sentimento de aprender a aprender cada vez mais. Esse curso me despertou alguns questionamentos como : Como o cérebro aprende? Como posso aprimorar minhas práticas pedagógicas tendo esse conhecimento e tornar minhas práticas mais eficazes? Desde do primeiro encontro, me interessei por assuntos e termos que antes desse curso não se faziam conhecidos por mim, isso me acendeu uma luz, ao ponto de me matricular numa pós graduação em Neurociência. A cada encontro novos conhecimentos e entender a necessidade do nosso cuidado pessoal para não cair nas ciladas do estresse, ansiedade e o pior de tudo: repassar isso aos alunos que lido diariamente”, afirma a professora Fernanda Mariano Cardoso, da EMEB Frei Aurélio Stulzer.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.