Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Primeira turma de bombeiros mirins de Corupá celebra formatura em noite especial

Foto: Divulgação/Prefeitura de Corupá

Por: Elisângela Pezzutti

02/12/2025 - 05:12

Corupá viveu uma noite de emoção e celebração na última quarta-feira (26), durante a formatura da primeira turma de Bombeiros Mirins do município, realizada no Ginásio de Esportes Willy Germano Gessner. Ao todo, 233 estudantes do 4º ano de quatro escolas da rede municipal receberam o certificado de conclusão do programa, que integra ações educativas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o prefeito Eddy Edgar Eipper, o Comandante do 2º Pelotão da 4ª Companhia do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, Guilherme Furtado de Farias, o presidente da Câmara de Vereadores, Alaor Duarte, a secretária de Educação, Fabiane Heller, a presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Corupá, Mari-Lane Brunel Glatz, representantes do Corpo de Bombeiros Militar e parceiros do projeto, vereadores, diretores, professores, além da participação especial do cão de busca Moana e do mascote ICE, que arrancou sorrisos das crianças e animou o público.

Para o prefeito Eddy Edgar Eipper, os alunos levarão para a vida as lições que aprenderam ao longo do curso: disciplina, trabalho em equipe, respeito ao próximo e a importância de servir à comunidade. “A farda que vocês vestem hoje é símbolo de coragem, de dedicação, na promessa de serem cidadãos melhores. Ser um herói não é apenas apagar incêndios, mas estender a mão, ter compaixão e agir com integridade em todas as situações. Parabéns, bombeiros mirins, nossa comunidade está orgulhosa de vocês e estará mais segura”, declarou. O prefeito também agradeceu aos pais e familiares por apoiarem cada etapa do programa.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O Comandante Guilherme Furtado de Farias parabenizou a todos os formados e destacou que nesses três meses aprenderam princípios de cidadania, prevenção e segurança. “Espero que o programa tenha colaborado para serem cidadãos corupaenses, catarinenses e brasileiros melhores. E nunca esqueçam de seus pais e professores”, disse.

Aprendizado para a vida toda

Os alunos que concluíram o curso em Corupá participaram de 12 horas-aula, ao longo de cerca de três meses, aprendendo de forma lúdica e prática sobre prevenção de acidentes, segurança contra incêndios, primeiros socorros, ações em situações de desastres e a importância do acionamento correto dos serviços de emergência.

A coordenação local do programa ficou a cargo da subtenente Danieli Knapik, com apoio de diversos instrutores do Corpo de Bombeiros Militar.

Do total de 233 formandos, 72 alunos são da EMEB São José: 49 da EMEB José Pasqualini, 31 da EMEB Francisco Mees e 80 alunos da EMEB Aluísio de Carvalho de Oliveira.

Durante o evento, houve sorteio de um mascote para cada turma, em parceria com o grupo Lunelli, e de três bicicletas, em parceria com o shopping Partage, de Jaraguá do Sul.

Parcerias que fazem a diferença

A realização do Programa Bombeiro Mirim em Corupá só foi possível graças à união de esforços entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e empresas parceiras, como Cresol, Mercado Mees, Lola Sorvetes, Forma Forte, Palazzo Revestimentos, entre outras entidades apoiadoras.

Momento mais esperado: o “banho de batismo”

Como já é tradição no programa, os formandos puderam participar do famoso banho de batismo, realizado na área externa do ginásio, sob orientação dos bombeiros. A atividade foi opcional, mas animou muitas famílias e encerrou a noite em clima de festa e descontração.

Sobre o programa

O programa Bombeiro Mirim tem quase 33 anos de história em Santa Catarina, com sua primeira turma registrada em 1992, no município de Rio do Sul. Desde então, tem se expandido por todo o estado, atendendo escolas, comunidades e projetos sociais, sempre com o propósito de promover cidadania, prevenção e segurança.
No ambiente escolar, as primeiras experiências datam de 2005, e desde então aproximadamente 8 mil crianças já foram formadas. Em 2024, o programa foi padronizado para implementação em todo o território catarinense, fortalecendo a parceria entre corpo de bombeiros, escola, família e comunidade.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.