Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Hemosc reforça importância da doação de sangue nesta época do ano

Foto: Maurício Vieira/Secom

Por: Elisângela Pezzutti

29/11/2025 - 06:11

As doações de sangue costumam diminuir nos meses de inverno (junho, julho e agosto) e durante o período de fim de ano (dezembro e janeiro), principalmente por causa das férias, festas e feriados. No entanto, a demanda por transfusões não diminui nessas épocas, por isso é importante incentivar a doação regular de sangue durante todo o ano.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebrou nesta semana, o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. A data reforça a importância da doação regular de sangue e homenageia quem dedica parte do seu tempo para realizar esse gesto simples, mas capaz de salvar vidas. Neste ano, a instituição contou com o apoio do artista plástico Luciano Martins, criador do tema e da arte da campanha: “Sou doador de sangue, e você?”.

O Hemosc contou com o apoio do artista plástico Luciano Martins, criador do tema e da arte da campanha deste ano | Foto: Divulgação/Hemosc

Todos os dias há pessoas necessitando de transfusão

A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, reforça a importância da doação de sangue neste momento do ano, que garante os estoques para o período de festas. “Cada doação é um ato de cidadania e generosidade, que pode representar a gratidão à vida, por ter saúde a ponto de doar para quem precisa. Durante o Natal e o Ano Novo, o foco da grande maioria das pessoas se volta para as festividades e, costumamos ter uma queda nos agendamentos, mas temos pessoas precisando de transfusão todos os dias”, afirma.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

De acordo com o Ministério da Saúde, o sangue doado voluntariamente é usado nos atendimentos de urgência, na realização de cirurgias de grande porte e no tratamento de pessoas com falciforme e talassemias, duas doenças hereditárias do sangue que afetam a hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos responsável pelo transporte de oxigênio no organismo, além de doenças oncológicas variadas que frequentemente necessitam de transfusão.

Em Santa Catarina, o Hemosc necessita coletar, diariamente, 600 bolsas de sangue para manter os estoques em dia. As tipagens mais necessárias são o “O positivo e negativo” e o “A positivo e negativo”. Como o órgão funciona em rede, não há dados específicos por cidade, mas de janeiro a outubro de 2025, foram registrados 142.879 candidatos à doação no estado.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Distribuição do sangue no estado

De acordo com informações da unidade do Hemosc de Jaraguá do Sul, a distribuição do sangue no estado funciona assim: se a região de Joinville, por exemplo, está necessitando da tipagem “O negativo” e Florianópolis tem como atender tanto a demanda de Florianópolis quanto a de Joinville, ocorre um remanejamento desse sangue para Joinville e assim com qualquer outra cidade catarinense.

“O sangue doado ajuda a salvar vidas todos os dias, e é por isso que fazemos questão de reconhecer e agradecer a cada pessoa que escolhe ser doadora. São elas que mantêm o Hemosc em movimento e a esperança sempre viva. O dia do doador de sangue é todos os dias”, destaca Patrícia.

O órgão está presente em nove cidades catarinenses: Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul, sendo responsável por 98% do sangue coletado e distribuído a hospitais e clínicas de Santa Catarina.

O que é necessário para ser um doador?

O processo de doação de sangue é constituído de quatro etapas: Cadastro do Doador, Pré-triagem, Triagem e Coleta do Sangue. O tempo médio de duração deste processo é de 55 minutos.

Os principais requisitos para ser um doador são:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal.
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos.
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas).
  • Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação.
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
  • Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Para saber mais sobre requisitos para doação, horários de atendimento e agendamentos, acesse: www.hemosc.org.br. Em Jaraguá do Sul, o Hemosc está localizado na Rua Jorge Czerniewicz, nº 800 – Centro – Telefone: (47) 2106-8300.

Sobre o Hemosc

O Hemosc atua como o órgão estadual responsável pela captação de doadores voluntários de sangue e medula óssea. Além de coordenar essas ações, cabe à instituição assegurar a qualidade de todo o processo hemoterápico: desde a seleção e qualificação dos doadores até a coleta, produção, armazenamento e distribuição dos hemocomponentes destinados aos serviços públicos e privados. Também realiza a gestão do estoque estadual de sangue.

No estado, o Hemosc executa os programas do Ministério da Saúde voltados às coagulopatias e hemoglobinopatias, tornando-se referência no atendimento a pacientes com doenças hematológicas. Entre os serviços ofertados estão transfusões, sangrias terapêuticas, administração de medicamentos, fornecimento de hemoderivados e outros procedimentos ambulatoriais conduzidos por uma equipe multiprofissional.

A instituição dispõe de laboratórios especializados que realizam uma série de exames, alguns deles exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Esses serviços laboratoriais apoiam transplantes e possibilitam a realização de terapias celulares. O Hemosc também promove capacitações frequentes e estimula a produção e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico relacionado às suas áreas de atuação. Seu compromisso central é manter padrões elevados de qualidade, garantindo segurança e confiança a todos os usuários e demais públicos envolvidos.

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.