A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) concluiu, nesta semana, a entrega inicial dos trajes típicos germânicos adquiridos por meio do Pregão Eletrônico 340/2022. Esses trajes foram destinados aos cinco Grupos de Dança Folclórica Alemã de Jaraguá do Sul: Grupo Neue Heimat, Grupo Grünes Tal, Grupo Sünnros Volkstanzgruppe, Grupo Norden Tal Volkstanzgruppe e Grupo Regenwalde Volkstanzgruppe.
O primeiro grupo a receber os trajes foi o Norden Tal Volkstanzgruppe. A secretária Natália Lúcia Petry, em seu discurso, ressaltou que a verba prometida pelo governo estadual não foi cumprida, e, portanto, a Prefeitura de Jaraguá do Sul assumiu a responsabilidade de destinar recursos próprios para o edital, totalizando R$ 494 mil.
Foram entregues um total de 15 trajes femininos e 15 masculinos, representando o folclore da região conhecida como Floresta Negra (em alemão: der Schwarzwald), uma área montanhosa no sudoeste da Alemanha, na fronteira com a França. O investimento total nos trajes foi de R$ 76.315,73. A empresa vencedora do processo licitatório foi a “Costumi Stella Alpina”, sediada em Pinhalzinho (SC).
“Jaraguá do Sul, que tem a tradição de manter a sua cultura germânica, tem um trabalho muito forte com os grupos folclóricos. É um momento importante para esses grupos e queremos parabenizar a todos os dirigentes e integrantes, nas pessoas do Professor Daniel Wischral, dirigente do grupo Norden Tal e da Presidente da Liga dos Grupos Folclóricos, Rubia Friedemann Torres, que batalham arduamente para que esse trabalho não cesse. A Prefeitura e a secretaria cumprem com o seu papel de fomentar e incentivar, cada vez mais, todas as iniciativas culturais”, destacou.
Rubia Friedemann Torres, representante da Liga, agradeceu especialmente à Prefeitura e à secretaria por assumirem o compromisso originalmente prometido pelo governo estadual, possibilitando a aquisição dos novos trajes para os cinco grupos.
Ela expressou o desejo de que todos os grupos recebam seus trajes a tempo para a Schützenfest, a Festa dos Atiradores, que ocorre em novembro. Torres reconheceu o esforço da equipe da Secel e a participação dos grupos em cada etapa do processo para garantir o sucesso dessa iniciativa.
O Professor Daniel Wischral, do Norden Tal, declarou que o recebimento dos trajes representa um grande avanço, demonstrando apoio e incentivo à cultura.
“É uma grande evolução receber os trajes, numa demonstração de apoio e incentivo à cultura. Enquanto jaraguaenses, não podemos deixar nossa cultura e tradições morrer. Os grupos folclóricos representam um dos braços que mantém nossa cultura germânica em Jaraguá do Sul”, ponderou.
Os trajes típicos são considerados vestimentas utilizadas por um povo para expressar seus valores, costumes e crenças. Em Jaraguá do Sul, a preservação da cultura, tradição e hábitos da colonização alemã é fundamental e é expressa por meio da dança pelos Grupos de Dança Folclórica Alemã.
A confecção dos trajes típicos folclóricos germânicos é uma forma de perpetuar o cultivo às tradições e aos hábitos, tendo na difusão das manifestações culturais, seja na dança ou nos trajes, a preservação e manutenção da identidade germânica. Os trajes foram detalhadamente descritos no edital, com especificações passadas pelos dirigentes de cada grupo.
“Todos participaram ativamente da fase de preparação do edital e nos ajudaram a descrever as peculiaridades dos trajes, fornecendo os detalhes de cada peça a ser confeccionada”, explicou a chefe administrativa, Vera de Tofol.
Os próximos grupos a receberem seus trajes serão o Grünes Tal e o Sünnros Volkstanzgruppe. Já os lotes correspondentes aos grupos Neue Heimat e Regenwalde Volkstanzgruppe, não receberam propostas no pregão eletrônico e um novo edital está sendo elaborado.
O evento também contou com a presença do gerente de Cultura, Antônio Marcos da Silva, do diretor de Esportes, Ronaldo de Souza e do chefe de Equipamentos Esportivos, Fabricio Patrick Tozetto.