Pontos de espera das redes de esgoto devem estar visíveis, alerta Samae

Foto: divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

06/09/2023 - 11:09 - Atualizada em: 06/09/2023 - 11:12

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul está orientando a população para que o Terminal de Inspeção de Limpeza (TIL), também conhecido como “ponto de espera de esgoto”, que é instalado nas calçadas, não seja coberto ou bloqueado. Muitas vezes, esses pontos estão sendo obstruídos com materiais como concreto ou pavers, tornando-os invisíveis e de difícil acesso.

Segundo o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “esses pontos de espera de esgoto devem estar aparentes ou acessíveis, para que o Samae possa realizar as vistorias da rede coletora de esgoto sanitário e, principalmente, para conseguir desobstruir a rede, sem a necessidade de danificar a calçada”.

Caso os pontos estiverem cobertos, ou seja, não visíveis, não será possível desobstruir a rede e evitar o retorno dos dejetos para dentro da edificação. É preciso que os pontos de espera de esgoto também estejam nivelados com a calçada.

Em caso de dúvidas, ao construir ou reformar a calçada, o munícipe deve entrar em contato pelo número no 2106-9100 (fixo e WhatsApp).

*Com informações Ascom/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.