Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Plano da Bacia do Rio Itapocu começa elaboração nesta semana

Em assembleia da Avevi, ontem, foi apresentado projeto de execução dos estudos, que compreendem 13 municípios e 500 mil habitantes - Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/02/2016 - 04:02 - Atualizada em: 26/02/2016 - 10:41

A elaboração do Plano de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu começará efetivamente a partir desta semana. O documento foi firmado no dia 16 de dezembro de 2015 com o Centro Tecnológico da Unisul, com investimento de R$ 1,7 milhão. O diagnóstico tem prazo de dois anos para ser concluído. Os 13 municípios da Bacia somam cerca de 500 mil habitantes. O projeto de elaboração foi apresentado ontem em Massaranduba, durante a assembleia da Avevi (Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu).

Na explanação feita aos participantes, o presidente do Comitê do Itapocu, Sergio Santini, ressaltou que a região não apresenta altos índices de poluição industrial, humana, ou falta de água, mas sim em relação à turbidez, por causa do uso inadequado do solo. O geógrafo Felipe de Oliveira destacou a importância dos usuários de água se cadastrarem, “para se saber a quantidade de água (rios, córregos, lagos, superficial ou subterrânea) utilizada na bacia”. O cadastramento é gratuito, online, não resultará em cobrança posterior e deverá ser feito no portal www.aguas.sc.gov.br/cadastro.

Durante a assembleia, o presidente da Avevi e vereador de Massaranduba, Giovani Tonet, anunciou que a sede da entidade sai do prédio da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) e ruma para uma sala na rodoviária de Jaraguá do Sul.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação