Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pessoas em condição de rua recebem assistência social em Jaraguá do Sul

Foto: PMJS/Divulgação

Por: Luana Maia

01/11/2024 - 15:11 - Atualizada em: 01/11/2024 - 15:48

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul faz, periodicamente, vistorias em pontos estratégicos da cidade para identificar pessoas em condição de rua.

As abordagens ocorrem em vias e espaços públicos, praças, locais de intensa circulação de pessoas, terminais de ônibus, imóveis abandonados, semáforos, pontes, entre outros lugares. A intenção é garantir a atenção às necessidades imediatas das pessoas em vulnerabilidade social, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.

Uma vez localizadas, e quando aceitam receber atendimento, as pessoas são encaminhadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde funcionam o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e o Programa Municipal de Promoção à Cidadania (PMPC).

No PMPC – criado pelos profissionais da atual gestão – é onde são desenvolvidas ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social. “Surgiu devido ao aumento da demanda e na maioria dos municípios não existe”, explica a explica a Supervisora do Creas do bairro Nova Brasília, Aline Cássia Santos.

Foto: PMJS/Divulgação

Ao todo, de 1º de janeiro a 1° de novembro deste ano, foram 4.829 atendimentos entre abordagens, acolhida, atendimento particularidade, albergamento, articulações com a rede de atendimento e serviços. Somente as abordagens nas ruas totalizaram 2.060 no mesmo período. “O serviço é realizado semanalmente, e circulamos em horários diversos, de acordo com a necessidade e planejamento da equipe ou para atender a demanda de denúncias por meio do 153”, ressalta Aline.

Quando necessário, são feitos os procedimentos para a retirada da documentação pessoal. O foco é proporcionar apoio humanizado e oferecer oportunidades de reintegração social e autonomia. Parcerias com empresas locais também são incentivadas, permitindo que ex-moradores de rua tenham oportunidades de emprego.

Foto: PMJS/Divulgação

Nesta semana, acompanhados de policiais, profissionais da abordagem social percorreram diversos locais, buscando localizar pessoas em vulnerabilidade. As providências são adotadas de acordo com as circunstâncias. Inclusive a população pode ajudar quando se deparar com determinadas situações. “Trabalhamos no sentido educativo e orientativo, indicando em caso de crimes, mesmo sendo realizados por pessoas em situação de rua, deve ser acionada a PM, e em casos de saúde, de pessoas debilitadas, alcoolizadas ou mesmo desacordadas, deve ser acionado o SAMU ou os Bombeiros Voluntários”, orienta Santos.

Contatos

  • Abordagem – 153
  • Bombeiros – 193
  • Polícia Militar – 190
  • Samu – 192

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luana Maia

Acadêmica de jornalismo e estagiária do OCP News