Parque Malwee será fechado como uma medida de conscientização e protesto após vandalismo

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

14/05/2024 - 14:05 - Atualizada em: 14/05/2024 - 18:18

Aberto à comunidade desde 1978, o Parque Malwee terá vias fechadas para visitação entre os dias 15 a 31 de maio. A medida é consequência dos frequentes atos de vandalismo que a área de preservação ambiental tem sofrido. O registro mais recente foi no dia 6 de maio, em que duas estátuas foram destruídas.

A presidente da Armalwee, Sandra Lennert, explica que as estátuas, além de adornar a área, também têm caráter histórico, pois foram obras colocadas no espaço pelo próprio fundador, Wolfgang Weege. “Essa é uma medida de protesto e alerta de conscientização pelo constante vandalismo que tem acontecido no Parque na última década. O espaço foi fundado há 46 anos e é um presente para a comunidade, sendo fundamental que ela nos auxilie no cuidado”, enfatiza ao citar que o Parquinho Infantil, inaugurado há pouco mais de um ano, também tem sido depredado constantemente.

“É difícil entender o porque as pessoas estragam algo que foi feito para elas, para que as crianças tenham um espaço de lazer”, comenta ao lembrar que todo o acesso ao Parque é gratuito e aberto para toda população. “Isso nos revolta, pois frequentemente acontecem casos de colocarem fogo nas choupanas, jogarem lixo por todo espaço, roubo de plantas e corte de árvores, depredação dos banheiros e dos espaço de eventos e outras áreas”, lamenta.

Foto: Divulgação

Verdadeiro presente para todos que moram e visitam Jaraguá do Sul e símbolo do compromisso do Grupo Malwee com o meio ambiente, o Parque possui 1,5 milhão de m², 16 lagoas, mais de 35 mil árvores e centenas de espécies de aves. No período em que estará fechado para visitação, apenas os restaurantes, a Loja do Parque e as aulas de yoga funcionarão normalmente.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).