Natural de Schroeder, o padre Jonny Jordy Walz, sacerdote da Arquidiocese de Joinville, que faz mestrado em Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália, desde agosto de 2024, participou esta semana de um momento histórico e muito comovente: a procissão de traslado do corpo do Papa Francisco, que saiu da Casa Santa Marta em direção à Basílica de São Pedro, onde estava sendo velado desde a última quarta-feira (23).
O fechamento do caixão ocorreu ontem à noite (20h no horário local e 15h em Brasília ) e o sepultamento será realizado às 10h (horário local) deste sábado (26), na Basílica de Santa Maggiore, em Roma, à qual o Papa Francisco tinha especial devoção.
Dor, luto e esperança
Após a chegada à Basílica de São Pedro, padre Jonny foi um dos primeiros a rezar diante do corpo do Papa Francisco. Em conversa com a reportagem do OCP, o sacerdote afirmou que “viver este momento é viver um misto de sentimentos. Dor e luto pela perda, mas ao mesmo tempo, no Ano Jubilar da Esperança, voltamos o nosso olhar com muita esperança para Cristo Ressuscitado, vencedor da morte. Para nós, cristãos, a morte não tem a última palavra. A última palavra é uma palavra de vida, de ressurreição. Nesse sentido, sentimos a dor do luto mas com muita esperança”.

Padre Jonny Jordy Walz foi um dos primeiros a rezar diante do corpo do Papa Francisco, que foi velado na Basílica de São Pedro | Foto: Arquivo pessoal
Sentimento de gratidão
Padre Jonny declara que outro sentimento que está muito presente nesses dias é a gratidão. “Gratidão a Deus por nos ter concedido a graça de ter um Papa tão próximo do seu povo e gratidão ao próprio Papa Francisco por todo seu amor, trabalho, sua doação até o fim pela Igreja!”, afirma.
“Vivo essa experiência como um momento histórico na minha vida e na vida da Igreja e experimento a profunda comunhão que se sente aqui no Coração da Igreja, para onde todos os olhares do mundo se voltam nestes dias”, finaliza.

“Vivo essa experiência como um momento histórico na minha vida e na vida da Igreja”, diz o sacerdote | Foto: Arquivo pessoal
“Como uma despedida”: padre viu o Papa horas antes de sua morte
O padre Jonny se preparava para celebrar uma missa em um lar de idosos de Roma, quando recebeu a notícia da morte do Papa Francisco. Segundo ele, a informação chegou por meio de notificações do Vatican News, no celular, por volta das 10h da manhã de segunda-feira (21). O falecimento do pontífice ocorreu às 7h35 no horário local (2h35 pelo horário de Brasília).
A notícia foi recebida com grande surpresa e consternação, mas o padre conduziu a missa com os idosos e, somente depois da bênção final, compartilhou a notícia com os fiéis presentes à celebração. Muito emocionados, todos rezaram juntos pelo Papa Francisco.
Ao OCP, o padre Jonny confirmou que vai a acompanhar o conclave que escolherá o sucessor de Jorge Mario Bergoglio.