A morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, anunciada na manhã de segunda-feira (21) pelo Vaticano, causou comoção mundial. Vítima de AVC e insuficiência cardíaca, Papa Francisco tinha 88 anos e ocupava o posto desde 2013. De nacionalidade argentina, ele foi o primeiro papa latino-americano da história. Em sua homenagem, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias. O mesmo aconteceu nos municípios de Jaraguá do Sul, Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Balneário Camboriú e Chapecó. Religiosos também lamentaram a morte do pontífice e enalteceram seu trabalho em prol do bem da humanidade.
À reportagem do OCP, o pároco Marcos Bernardes, da Paróquia São Sebastião, de Jaraguá do Sul, ressalta que o Papa Francisco nos deixou um legado pautado na esperança, na misericórdia e no amor ao próximo. “Francisco, logo no início do seu pontificado escreveu o livro ‘O nome de Deus é Misericórdia’, onde nos convida a buscar no coração de Jesus o perdão e alegria de que nós tanto precisamos. Depois, no livro ‘Deus é jovem’, ele convocava os jovens para se aproximarem de Deus, nos mostrando que Ele tem uma grande carinho por toda a juventude. Juventude esta que não é o futuro, mas o grande presente que a Igreja tem”, diz o padre, destacando, ainda, que o Papa trabalhou também a questão da família, sobre a importância da família na Igreja. “Podemos dizer que a palavra que define o Papa Francisco é a esperança, a esperança do encontro com Cristo, a esperança de abraçar Aquele que vos ama, a esperança da misericórdia que vem ao nosso encontro. O Papa Francisco tinha um carinho muito grande pela Virgem Maria e várias vezes ele colocou-nos aos seus cuidados, para nos mostrar a mãe que cuida, a mãe celeste que intercede por nós”, finaliza o pároco.
O padre Sérgio da Silva, pároco da Igreja São Judas Tadeu, de Jaraguá do Sul, declarou que “a Páscoa de 2025, no Ano Santo de Nosso Senhor, em meio às festividades pascais, despede-se o Papa Francisco, o sumo pontífice da nossa Igreja. Homem santo que deixa um legado importante à Igreja: uma lição evangélica de paz, misericórdia, humildade franciscana, cuidado com a criação, transparência moral e, acima de tudo, o testemunho da santa pobreza. O sentimento é uma mistura de orfandade com o santo orgulho de um verdadeiro pai que nos deixou a herança de um Igreja mais fraterna, movida pela compaixão”, escreveu.
Nota de pesar
A Arquidiocese de Joinville emitiu a seguinte nota de pesar:
“A Arquidiocese de Joinville, representada por seu Arcebispo, Dom Francisco Carlos Bach, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido nesta data. Com o coração contrito, reconhecemos a grandeza de sua contribuição para a Igreja e para a humanidade, marcada pela dedicação ao diálogo, à paz e à promoção da dignidade de todos.
Sua Santidade foi um líder que buscou incessantemente construir pontes entre povos e nações, guiando os fiéis com sabedoria, humildade e compaixão. Seu legado permanecerá como um farol de inspiração para todos. Neste momento de luto, unimo-nos em espírito de oração e esperança, confiando sua alma ao amparo divino e à misericórdia do Pai Celestial. Como nos recorda a Sagrada Escritura: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 2 Timóteo 4,7.
Que sua memória continue a ressoar como um exemplo de liderança ética, sabedoria e humildade. O Papa Francisco, em sua sabedoria, nos ensinou: “A vida eterna começa já neste momento, começa ao longo de toda a vida, que se orienta para o momento da ressurreição final.” Que esta verdade nos console e nos fortaleça em nossa caminhada
de fé.”
Luto oficial
O governador Jorginho Mello decretou luto oficial de três dias em Santa Catarina. “Luto em homenagem ao Papa Francisco. Em respeito à Igreja e aos milhares de catarinenses católicos”, escreveu nas redes sociais.
O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, também determinou luto oficial de três dias no município. Em suas redes sociais, Franzner comentou: “Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento do Papa Francisco. Homem de fé, exemplo de humildade, compaixão e amor ao próximo. Seu cuidado com os mais vulneráveis deixa um legado que jamais será esquecido. Rezamos pela sua alma e por este momento de transição na Igreja. Que o Espírito Santo conduza a escolha do sucessor. Oremos com fé e esperança”.
Cidades como Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Balneário Camboriú e Chapecó também decretaram luto. Os serviços públicos municipais, incluindo o atendimento à população, continuam sendo realizados normalmente.