Orquidofilia ornamentará os parques e praças de Jaraguá

Por: Editorial

27/06/2023 - 06:06

 

De acordo com a Federação Catarinense de Orquidofilia (FCO), “as atividades orquidófilas em Santa Catarina remontam a 1938, quando do surgimento das primeiras sociedades orquidófilas, sendo a Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas de Joinville (AJOA) a mais antiga.”

Como bem sustentava o primeiro presidente da FCO, Eng. Osmar Tessmer, “a orquidofilia não se resume em exposições, certames, encontros, palestras. Estas atividades representam o lado lúdico e social, e talvez, o mais agradável. Mas há que se incluírem também as técnicas de cultivo, a melhoria genética por cultivadores, e a apreciação da beleza das orquídeas…”.

Segundo estudos, os primeiros cultivadores de orquídeas no Brasil foram os índios. Hoje essa cultura está muito disseminada, e Jaraguá do Sul não fica de fora, pois, uma inédita iniciativa merece ser enaltecida. Acaba de ser estabelecida uma parceria entre a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e a Agremiação de Orquidofilia do Itapocu (Adori), que visa o replantio de orquídeas em áreas públicas de Jaraguá do Sul.

Significa dizer que as orquídeas existentes em espaços que se transformarão em loteamentos, ruas, ou outros empreendimentos, serão colhidas e replantadas em parques e praças da cidade, ornamentando esses locais. Uma sensível e inteligente ação em prol da beleza e preservação do meio ambiente.

 

Notícias no celular

Whatsapp