Neste sábado, 10 de maio, celebramos os 106 anos do jornal “O Correio do Povo”, fundado em 1919 por Venâncio da Silva Porto e Arthur Müller. Reconhecido como o periódico mais longevo em atividade contínua de Santa Catarina – e um dos mais antigos do Brasil –, o jornal acompanha a trajetória de Jaraguá do Sul desde suas origens, evoluindo lado a lado com o município e adaptando-se às transformações ao longo das décadas até se tornar a atual Rede OCP de Comunicação.

Primeira sede do Jornal O Correio do Povo, onde hoje é a Rua Epitácio Pessoa | Foto: Arquivo

Capa da primeira edição de O Correio do Povo, publicada em 1919 | Foto: Arquivo
A história do OCP é marcada por uma jornada de modernização que não apenas reflete o desenvolvimento do município e da região do Vale do Itapocu, mas também ilustra as mudanças profundas no setor da comunicação ao longo do tempo.
A primeira edição de O Correio do Povo, publicado em preto e branco, alcançou uma parte significativa dos jaraguaenses. Inicialmente com circulação semanal, a publicação ganhou frequência diária, incorporou a impressão colorida e migrou para o meio digital. Com o tempo, se transformou em um portal multimídia com presença também em cidades como Blumenau, Joinville e Florianópolis.
Hoje, mais de um século depois, o OCP continua ativo, disseminando informação em tempo real para um público formado por milhões de pessoas, em Santa Catarina, no Brasil e até no exterior.

Sede atual do OCP, localizada na Rua Bernardo Dornbusch nº 1106 | Foto: João Victor Batista
Mesmo expandindo sua atuação para além do impresso, a marca OCP manteve seu compromisso com o jornalismo focado nas comunidades locais, especialmente em Jaraguá do Sul e arredores. Sob o comando do empresário Walter Janssen Neto desde 2007, a empresa vem contribuindo para o debate e a melhoria de áreas essenciais como segurança, saúde, educação e cultura, além de apoiar iniciativas sociais e causas que visam elevar a qualidade de vida da população.
A velocidade com que a comunicação se transforma exige que o conteúdo chegue ao público com agilidade, mas sem deixar de lado as abordagens mais profundas e contextualizadas. O perfil dos consumidores de informação se tornou mais variado, imediato e exigente, o que leva o OCP a investir constantemente em tecnologia e capacitação.

Estúdio do OCP, onde são gravados os podcasts | Foto: João Victor Batista
Assim, o jornal incorporou novas linguagens e plataformas, incluindo vídeos, podcasts e redes sociais, mantendo-se relevante num ambiente midiático em constante evolução, onde a internet é essencial para a difusão de notícias.
Nos últimos anos, a Rede OCP tem buscado atender diferentes perfis de leitores — dos tradicionais assinantes do impresso aos usuários conectados ao digital — investindo em ferramentas emergentes, como a inteligência artificial, para oferecer experiências mais ricas e personalizadas. Um exemplo disso é o super app OCPlay.
Disponível para download na App Store e Google Play, o OCPlay é fácil de navegar e reúne seções como “Notícias”, “TV”, “Podcasts”, “Música” e “Jornal”, dando acesso ao acervo digitalizado completo de “O Correio do Povo” desde sua fundação. Nele, o leitor pode consumir conteúdo sem interrupções de anúncios, receber notificações com os principais destaques do dia e acessar vídeos e áudios diretamente, sem necessidade de alternar entre outras plataformas.
O OCP é reconhecido como uma das principais referências em jornalismo confiável para os públicos de Jaraguá do Sul e região. Com ética, responsabilidade e independência editorial, o veículo continua exercendo um papel essencial na sociedade e reafirma sua importância como fonte de informação séria e relevante.
Independência, ética e compromisso com a verdade

Presidente da Rede OCP, Walter Janssen Neto | Foto: Isabeli Stringari
“Hoje, comemoramos 106 anos de uma trajetória dedicada à informação de qualidade, conectando pessoas e negócios. Desde 1919, nossos conteúdos seguem registrando a história com independência, ética e compromisso com a verdade”, afirma o presidente da Rede OCP, Walter Janssen Neto. “Em um mundo em constante transformação, seguimos inovando, mantendo viva a essência do jornalismo responsável e, agora, em multiplataformas”, destaca. “Agradecemos aos leitores, colaboradores e parceiros que nos inspiram a seguir com nosso propósito. Que os próximos capítulos sejam tão ricos quanto nossa história. O futuro se escreve com as mesmas bases: integridade, credibilidade, coragem e paixão!”
Credibilidade e inovação

Diretor da Rede OCP, Marcelo Janssen | Foto: Arquivo OCP
“Há 106 anos, o OCP nasceu para informar, inspirar e transformar. Celebramos essa trajetória com orgulho, levando em nosso DNA a credibilidade e a inovação. Registramos histórias e eventos que marcaram gerações e agora olhamos para o futuro com otimismo”, declara o diretor da Rede OCP, Marcelo Janssen, adiantando que a cereja do bolo dessa comemoração será o inédito ‘Summit 2025 – Inspira’, um evento que reunirá, em junho, mentes brilhantes para debater caminhos saudáveis da sociedade. “Então, que venham os próximos capítulos!”, celebra.
Voz da comunidade

Integrante do Comitê Executivo da Rede OCP, Nelson Luiz Pereira | Foto: Áurea Arendartchuk
“Me sinto muito orgulhoso de pertencer e seguir contribuindo com o OCP, que por 106 anos tem sido a voz da comunidade regional e, agora, estadual. O OCP segue construindo uma história com significado e se orienta em valores sólidos que equilibram tradição, credibilidade e inovação”, afirma o integrante do Comitê Executivo da Rede OCP, Nelson Luiz Pereira. “O novo contexto midiático reforça nosso compromisso com a verdade e com o combate à desinformação. Isso significa responsabilidade social. Desejo que nossos leitores, parceiros e equipe sigam nos inspirando, e que o OCP continue sendo essa voz confiável e crível da nossa comunidade”, completa.