Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP completa 106 anos de história, inovação e compromisso com a verdade

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

10/05/2025 - 06:05

Neste sábado, 10 de maio, celebramos os 106 anos do jornal “O Correio do Povo”, fundado em 1919 por Venâncio da Silva Porto e Arthur Müller. Reconhecido como o periódico mais longevo em atividade contínua de Santa Catarina – e um dos mais antigos do Brasil –, o jornal acompanha a trajetória de Jaraguá do Sul desde suas origens, evoluindo lado a lado com o município e adaptando-se às transformações ao longo das décadas até se tornar a atual Rede OCP de Comunicação.

Primeira sede do Jornal O Correio do Povo, onde hoje é a Rua Epitácio Pessoa | Foto: Arquivo

 

Capa da primeira edição de O Correio do Povo, publicada em 1919 | Foto: Arquivo

A história do OCP é marcada por uma jornada de modernização que não apenas reflete o desenvolvimento do município e da região do Vale do Itapocu, mas também ilustra as mudanças profundas no setor da comunicação ao longo do tempo.

A primeira edição de O Correio do Povo, publicado em preto e branco, alcançou uma parte significativa dos jaraguaenses. Inicialmente com circulação semanal, a publicação ganhou frequência diária, incorporou a impressão colorida e migrou para o meio digital. Com o tempo, se transformou em um portal multimídia com presença também em cidades como Blumenau, Joinville e Florianópolis.

Hoje, mais de um século depois, o OCP continua ativo, disseminando informação em tempo real para um público formado por milhões de pessoas, em Santa Catarina, no Brasil e até no exterior.

Sede atual do OCP, localizada na Rua Bernardo Dornbusch nº 1106 | Foto: João Victor Batista

Mesmo expandindo sua atuação para além do impresso, a marca OCP manteve seu compromisso com o jornalismo focado nas comunidades locais, especialmente em Jaraguá do Sul e arredores. Sob o comando do empresário Walter Janssen Neto desde 2007, a empresa vem contribuindo para o debate e a melhoria de áreas essenciais como segurança, saúde, educação e cultura, além de apoiar iniciativas sociais e causas que visam elevar a qualidade de vida da população.

A velocidade com que a comunicação se transforma exige que o conteúdo chegue ao público com agilidade, mas sem deixar de lado as abordagens mais profundas e contextualizadas. O perfil dos consumidores de informação se tornou mais variado, imediato e exigente, o que leva o OCP a investir constantemente em tecnologia e capacitação.

Estúdio do OCP, onde são gravados os podcasts | Foto: João Victor Batista

Assim, o jornal incorporou novas linguagens e plataformas, incluindo vídeos, podcasts e redes sociais, mantendo-se relevante num ambiente midiático em constante evolução, onde a internet é essencial para a difusão de notícias.

Nos últimos anos, a Rede OCP tem buscado atender diferentes perfis de leitores — dos tradicionais assinantes do impresso aos usuários conectados ao digital — investindo em ferramentas emergentes, como a inteligência artificial, para oferecer experiências mais ricas e personalizadas. Um exemplo disso é o super app OCPlay.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.