Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Hospital Jaraguá inicia nas próximas semanas as cirurgias ortopédicas eletivas pelo SUS

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

30/04/2025 - 06:04 - Atualizada em: 30/04/2025 - 13:16

O Hospital Jaraguá foi oficialmente habilitado pelo Governo de Santa Catarina para a realização de cirurgias eletivas de alta complexidade em traumato-ortopedia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve iniciar os atendimentos à população nas próximas semanas. A habilitação foi oficializada no último dia 22 (Portaria nº 543/2025), e agora a Secretaria de Estado da Saúde passa a organizar, junto com o Município e a direção do hospital, o início das cirurgias na unidade.

A medida faz parte das ações do Estado para ampliar o acesso da população a procedimentos eletivos. A analista de Relacionamento com o Mercado, que atua no Setor Comercial do SUS no Hospital Jaraguá, Karine Hoepers, informa que a habilitação abrange as demandas em Ortopedia de Alta Complexidade das regiões do Planalto Norte e Nordeste. Ainda segundo Karine, os cirurgiões ortopedistas Daniel Wulff e Marcos Subtil são os profissionais que estarão à frente desses procedimentos cirúrgicos no Hospital Jaraguá.

Com isso, já a partir de maio a unidade passa a receber um incremento financeiro mensal de R$ 247 mil, valor que poderá variar para mais, conforme o número de atendimentos. De acordo com o secretário municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, Rogério Luiz da Silva, somente na microrregião, que inclui os municípios de Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba, há 414 pessoas na fila aguardando por cirurgias ou com provável indicação de cirurgia.

Consultas, diagnósticos e cirurgias

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destaca que a habilitação permite a realização de consultas, diagnósticos e cirurgias — especialmente de joelho e quadril. “É uma conquista pela qual lutamos muito, junto com a direção do hospital, e que vai reduzir o tempo de espera de quem aguarda na fila por esse tipo de procedimento pelo SUS”, afirmou.

Dr. Vicente observa que esse tipo de cirurgia já é oferecido pelo Hospital São José, habilitado pelo Ministério da Saúde. No entanto, a unidade atua como “porta aberta” do SUS, recebendo pacientes de urgência e emergência que necessitam de atendimento imediato e vagas em leitos de UTI. Isso limita a capacidade de atender pacientes que aguardam por cirurgias eletivas — aquelas em que não há urgência.

“Essa medida ampliará o número de cirurgias e vai ajudar a reduzir o represamento atual. Agora, teremos dois hospitais de referência para atender os pacientes que aguardam por uma cirurgia ortopédica. É mais um avanço importante para a saúde pública da nossa região”, destacou o parlamentar.

O secretário Rogério Luiz da Silva assinala que essa é mais uma iniciativa da Secretaria de Saúde e dos hospitais para ajudar no acesso dos pacientes ao tratamento especializado de alta complexidade, nesse caso, em ortopedia e traumatologia. “Mas as filas de espera não se resolverão do dia para a noite. Ainda é preciso que tenham paciência”, diz . “Será obedecido o critério cronológico e possíveis prioridades com justificativa clínica serão atendidas primeiro”, completa.

SC conta com 15 hospitais habilitados

“Estruturamos a Política Estadual de Alta Complexidade em Ortopedia com o objetivo de ampliar a oferta de serviços especializados. Com o Hospital Jaraguá, chegamos a 15 unidades habilitadas pelo Estado para cirurgias ortopédicas, e queremos avançar ainda mais”, destaca o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi Silva.

 

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.