O Hospital Jaraguá foi oficialmente habilitado pelo Governo de Santa Catarina para a realização de cirurgias eletivas de alta complexidade em traumato-ortopedia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve iniciar os atendimentos à população nas próximas semanas. A habilitação foi oficializada no último dia 22 (Portaria nº 543/2025), e agora a Secretaria de Estado da Saúde passa a organizar, junto com o Município e a direção do hospital, o início das cirurgias na unidade.
A medida faz parte das ações do Estado para ampliar o acesso da população a procedimentos eletivos. A analista de Relacionamento com o Mercado, que atua no Setor Comercial do SUS no Hospital Jaraguá, Karine Hoepers, informa que a habilitação abrange as demandas em Ortopedia de Alta Complexidade das regiões do Planalto Norte e Nordeste. Ainda segundo Karine, os cirurgiões ortopedistas Daniel Wulff e Marcos Subtil são os profissionais que estarão à frente desses procedimentos cirúrgicos no Hospital Jaraguá.
Com isso, já a partir de maio a unidade passa a receber um incremento financeiro mensal de R$ 247 mil, valor que poderá variar para mais, conforme o número de atendimentos. De acordo com o secretário municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, Rogério Luiz da Silva, somente na microrregião, que inclui os municípios de Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba, há 414 pessoas na fila aguardando por cirurgias ou com provável indicação de cirurgia.
Consultas, diagnósticos e cirurgias
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destaca que a habilitação permite a realização de consultas, diagnósticos e cirurgias — especialmente de joelho e quadril. “É uma conquista pela qual lutamos muito, junto com a direção do hospital, e que vai reduzir o tempo de espera de quem aguarda na fila por esse tipo de procedimento pelo SUS”, afirmou.
Dr. Vicente observa que esse tipo de cirurgia já é oferecido pelo Hospital São José, habilitado pelo Ministério da Saúde. No entanto, a unidade atua como “porta aberta” do SUS, recebendo pacientes de urgência e emergência que necessitam de atendimento imediato e vagas em leitos de UTI. Isso limita a capacidade de atender pacientes que aguardam por cirurgias eletivas — aquelas em que não há urgência.
“Essa medida ampliará o número de cirurgias e vai ajudar a reduzir o represamento atual. Agora, teremos dois hospitais de referência para atender os pacientes que aguardam por uma cirurgia ortopédica. É mais um avanço importante para a saúde pública da nossa região”, destacou o parlamentar.
O secretário Rogério Luiz da Silva assinala que essa é mais uma iniciativa da Secretaria de Saúde e dos hospitais para ajudar no acesso dos pacientes ao tratamento especializado de alta complexidade, nesse caso, em ortopedia e traumatologia. “Mas as filas de espera não se resolverão do dia para a noite. Ainda é preciso que tenham paciência”, diz . “Será obedecido o critério cronológico e possíveis prioridades com justificativa clínica serão atendidas primeiro”, completa.
SC conta com 15 hospitais habilitados
“Estruturamos a Política Estadual de Alta Complexidade em Ortopedia com o objetivo de ampliar a oferta de serviços especializados. Com o Hospital Jaraguá, chegamos a 15 unidades habilitadas pelo Estado para cirurgias ortopédicas, e queremos avançar ainda mais”, destaca o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi Silva.