Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Novas cores e contornos tomam conta da Capital Nacional da Dança

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/07/2017 - 13:07 - Atualizada em: 19/07/2017 - 09:02

Foto Cafi/Divulgação

O palco está pronto. Os últimos ajustes técnicos estão sendo feitos. Os primeiros grupos começam a chegar. Procura por ingressos, por crachás, Feira da Sapatilha, atrações paralelas, cursos, seminários, conhecimento… Nos bastidores, a correria é grande para que todos os componentes desta imensa engrenagem trabalhem perfeitamente integrados para mais uma vez fazer com que Joinville brilhe e justifique o merecido título de “Capital Nacional da Dança”.

Há 35 anos é assim. Por dez dias, Joinville se transforma e o palco do Centreventos Cau Hansen e demais palcos espalhados pela cidade se transformam em pontos de atração dos holofotes e das centenas de coreógrafos, bailarinos, pais e admiradores da arte da dança de todo o país e países vizinhos, numa sequência frenética de cores e gestos dos mais delicados ou mais viris.

Com 35 anos ininterruptos de atividades e a chancela de maior festival de dança do mundo em número de participantes, segundo o Guiness Book, histórico de público em torno de 4,5 milhões de pessoas nestas três décadas e meia, e número recorde de 3.326 trabalhos inscritos em 2017 (6,8% a mais que na edição anterior), o Festival de Dança de Joinville consolida a cidade como rota turística e cultural no mês de julho.

Primeiras delegações começam a tomar conta dos espaços do Centreventos Cau Hansen | Foto Windson Prado/Divulgação

Primeiras delegações começam a tomar conta dos espaços do Centreventos Cau Hansen | Foto Windson Prado/Divulgação

São 12 dias, entre esta terça-feira (18) a 29 de julho, em que a cidade com o perfil tipicamente industrial recebe cerca de 7.800 participantes. O público pode apreciar palcos espalhados pela cidade com apresentações de sete gêneros de dança: neoclássico, clássico de repertório, contemporâneo, jazz, sapateado, danças populares e danças urbanas, em uma programação digna de maratona.

São 240h de espetáculos, sendo 200 gratuitas, em que estão confirmadas 1.327 coreografias de 408 grupos que se dividem em Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos. A seleção dos trabalhos aprovados para o Festival de Joinville passou pelo crivo da curadoria artística formada pelas especialistas em dança Ana Botafogo, Mônica Mion e Thereza Rocha, que tiveram muito trabalho para as seleções, já que as coreografias inscritas estão cada vez mais caprichados, claras e os passos e gestos cada vez mais precisos.

LEIA MAIS:

– Contagem regressiva para o maior festival de dança do mundo

“Cão sem Plumas”, espetáculo

explicitamente brasileiro

Embora a programação didática inicie já nesta terça, o grande momento de abertura oficial da Noite de Abertura do festival ocorre na noite desta quarta-feira (19), às 20h,  quando a consagrada Cia Deborah Colker estreia seu novo trabalho, “Cão sem Plumas”, apontado como o primeiro espetáculo de temática explicitamente brasileira.

O poema homônimo de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), publicado em 1950, acompanha o percurso do rio Capibaribe, que corta boa parte do estado de Pernambuco. Mostra a pobreza da população ribeirinha, o descaso das elites, a vida no mangue, de “força invencível e anônima”. A imagem do “cão sem plumas” serve para o rio e para as pessoas que vivem no seu entorno. “O espetáculo é sobre coisas inconcebíveis, que não deveriam ser permitidas. É contra a ignorância humana. Destruir a natureza, as crianças, o que é cheio de vida”, diz Deborah sobre sua obra.

Saiba Mais:

Programação Artística do 35º Festival de Dança

19 de julho | 20h | Noite de abertura | Espetáculo: “Cão sem Plumas”, da Cia Deborah Colker

20 de julho | 19h | Mostra Competitiva |Balé Clássico de Repertório e Jazz

21 de julho | 19h | Mostra Competitiva |Balé Neoclássico e Danças Populares

22 de julho | 19h | Mostra Competitiva |Balé Clássico de Repertório e Sapateado

23 de julho | 19h | Mostra Competitiva |Balé Neoclássico e Danças Populares

24 de julho| 20h | Noite de Gala | Espetáculo: “Gala, 35 anos Festival de Dança de Joinville”, dirigido pelo coreógrafo Marcelo Misailidis

25 de julho | 19h | Mostra Competitiva |Dança Contemporânea e Danças Urbanas

26 de julho | 19h | Mostra Competitiva |Sapateado e Jazz

27 de julho | 19h | Mostra Competitiva |Dança Contemporânea e Danças Urbanas

28 de julho | 19h | Mostra Competitiva |Balé Clássico de Repertório e Jazz

29 de julho | 19h | Noite dos Campeões

Ingressos: A venda no site do festival ou na sede do instituto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Informações: www.festivaldedanca.com.br

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação