Desde o dia 3 de julho, está em funcionamento o binário da Vila Lenzi, que modificou o sentido do trânsito nas ruas Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, Dona Antônia e Padre Alberto Romuald Jakobs.
As alterações foram implementadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes, visando aumentar a segurança dos condutores e agilizar os deslocamentos, pois, com as alterações propostas, o semáforo da Rua João Planincheck, que operava em quatro tempos e abria separadamente para cada aproximação, passou a funcionar em apenas dois tempos.
Isso fez com que trouxesse mais tempo de sinal verde para a passagem dos veículos e assim diminuiu filas e congestionamentos, dando mais fluidez ao trânsito naquela região.
Veja quais foram as alterações
Com a implantação do binário, o motorista que estiver na Rua João Planincheck vindo da Rua João Januário Ayroso (Lux Atacadão) NÃO pode converter à esquerda na Rua Padre Alberto Romuald Jakobs (em frente à Igreja Assembleia de Deus). Para acessar esta via, é preciso fazer uma rotatória de quadra, virando à direita na Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira (como se estivesse indo para o Centro) e, posteriormente, entrar à esquerda na Rua José Emmendoerfer e na Rua Dona Antônia, novamente à esquerda, quando então seguirá em direção à Rua Padre Alberto Romuald Jakobs.
Mapa sentido obrigatório para a Vila Lenzi
O mesmo ocorre para quem está na Rua João Planincheck vindo da Rua Venâncio da Silva Porto (sentido Nova Brasília/Jaraguá Esquerdo). Nesse caso, o veículo NÃO poderá converter à esquerda na Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira para ir ao Centro. Se desejar ir em direção ao Centro deverá virar à direita na Rua Padre Alberto Romuald Jakobs, posteriormente entrando à esquerda na Rua Professor Antônio Estanislau Ayroso e novamente à esquerda, acessando a Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, quando então poderá ir em direção ao Centro por essa via.
Mapa sentido obrigatório para o Centro
Quem estiver trafegando na Rua João Planincheck vindo da Rua João Januário Ayroso (Lux Atacadão), e desejar ir sentido Rua Venâncio da Silva Porto, seguirá reto como já era antes da implantação do binário, e o mesmo se aplica para quem estiver trafegando no sentido contrário.
Mapa sentido duplo normal na Rua João Planincheck
Motoristas avaliam a mudança
Um mês após a implantação do binário, a reportagem do OCP conversou com alguns motoristas para saber a avaliação deles a respeito das alterações no trânsito.
Jair Duarte, que trabalha como cobrador e circula pela cidade de moto, aponta como negativo na implantação do binário o fato dos motoristas terem que andar um quilômetro a mais para fazer o contorno. “Se tivesse uma rua mais próxima que evitasse do motorista ter que fazer toda essa volta seria o ideal”, diz.
A moradora da Vila Lenzi, Damile Lima, auxiliar de sala de aula de um centro educacional de Jaraguá do Sul, acha que o binário não solucionou o problema do engarrafamento de veículos. “De manhã, quando trago minha filha para a escola, ficou melhor, mas se eu for para o Centro da cidade, o fluxo de veículos começa tranquilo, porém mais para frente acaba se afunilando, deixando o trânsito caótico da mesma forma”, relata. “Então, o engarrafamento só mudou de lugar”, completa.
O funcionário de um posto de gasolina na Vila Lenzi, Francisco Bortoncello, considera positiva a implantação do binário. Na opinião dele, o trânsito está fluindo melhor. “Os motoristas têm que ficar atentos às mudanças e ter paciência, a cidade está crescendo”, pondera.
O empresário Vilson Langa, proprietário de uma autoelétrica, acha que a implantação do binário não foi positiva para os motoristas, pois aumentou as distâncias. “Quem vem da Rua João Planincheck não pode entrar para a Rua Alberto Jacobs, precisa pegar a Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira para entrar no bairro. Se eu estiver na Rua João Planincheck e quiser ir para o Centro, preciso entrar nas ruas Alberto Jakobs e Professor Antônio Estanislau Ayroso”, explica.
Langa conta que na noite de quinta-feira (3), ele presenciou a Polícia Militar multando cerca de 15 motoristas. “O pessoal está se perdendo, apesar da placa avisando que não pode entrar à esquerda, sem falar na velocidade dos carros quando pegam o semáforo aqui da Rua Dona Antônia aberta”, conta.
Atenção à sinalização
De acordo com o diretor de Trânsito e Transportes, Gilmar Marietto, as alterações foram bem recebidas e a mudança foi especialmente para atender pedidos dos próprios moradores daquela região.
“Percebemos que os motoristas ainda têm um pouco de dificuldade nas conversões à esquerda. Por isso, reforçamos que se você estiver na João Planincheck não poderá mais entrar à esquerda na Rua Padre Alberto Jakobs, e nem entrar à esquerda na Antônio Carlos Ferreira”, destaca o diretor. “Essa medida foi tomada justamente para dar mais fluidez à Rua João Planincheck”, argumenta Marietto, solicitando aos motoristas para que obedeçam à sinalização e evitem manobras erradas para não provocarem acidentes.
Ajustes
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Gildo Andrade, informou que tem acompanhado esse primeiro mês de implantação do binário e que alguns ajustes já foram realizados no tempo dos semáforos. Também foi realizada alteração na Rua Tomaz Francisco de Góes, que era mão única e teve parte que passou a ser de mão dupla.
“De modo geral, temos recebido mais elogios do que reclamações. Naturalmente que alguns moradores não ficaram contentes em razão de alterações em algumas ruas, onde há necessidade de dar uma volta na quadra, mas isso é proposital, no sentido de nós ampliarmos a circulação de veículos e de termos menos conflitos nos cruzamentos. Então, para termos mais segurança, algumas vias se tornaram de mão única”, declarou Andrade.
“É importante destacar ainda que o binário se estende até a Rua Joaquim Francisco de Paula, e queremos que até o final do ano deva já estar implantado, incluindo o trecho em frente ao supermercado Condor, que também passará a ser mão única em direção ao Centro”, completou.
“Então, já fizemos alguns ajustes e, se necessário, outros mais poderão ser feitos, mas, repito, nós entendemos que o binário surtiu o efeito desejado, que era dar mais mobilidade aos veículos que vão em direção aos bairros e ao Centro, e temos a expectativa de fazer a alteração final ainda este ano”, concluiu o secretário.