Morador de Jaraguá do Sul precisa de transplante de medula óssea; doação pode ser feita mais de uma vez

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Thomas Madrigano

11/06/2022 - 08:06 - Atualizada em: 11/06/2022 - 10:12

Um morador de Jaraguá do Sul está na reta final de seu tratamento contra um câncer e agora precisa realizar o transplante de medula óssea.

O publicitário Rodrigo Gonçalves, de 35 anos, descobriu um linfoma em janeiro deste ano e iniciou a quimioterapia em fevereiro.

 

 

Ele está internado desde o último dia 7 de junho para uma sessão de quimioterapia, que deverá ser finalizada no fim do mês.

De acordo com ele, após encerrada essa etapa, ele entra em preparação para o transplante. E justamente para aumentar as chances de ele e outros pacientes encontrarem alguém compatível, Rodrigo pede que as pessoas se cadastrem como doadoras voluntárias de medula óssea.

“A possibilidade de compatibilidade é baixa, então, quanto mais pessoas doadoras, mais chances eu tenho”, ressaltou.

Rodrigo explica que o linfoma ataca o sistema linfático, que é o principal responsável por combater as doenças do corpo. Após quatro meses de tratamento, ele, agora, aguarda na fila para encontrar um doador e superar de vez o câncer.

O processo para se tornar um voluntário é bastante simples – basta que a pessoa preencha os critérios necessários.

Quem pode doar

Segundo o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), os critérios para tornar-se um doador de medula óssea são:

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade (o cadastro fica ativo até os 60 anos);
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
  • Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

É possível doar mais de uma vez?

Sim, a medula se recompõe em 15 dias e uma nova doação pode ser feita sem nenhum prejuízo à saúde. A recomendação é que uma segunda doação ocorra seis meses após à primeira. O processo leva cerca de 90 minutos.

Como se tornar um doador

Para se colocar à disposição de pacientes que precisam do transplante, a pessoa interessada deve procurar o hemocentro de sua cidade ou região.

Após assinar um termo de consentimento, o candidato tira uma pequena quantidade de sangue (10ml), que será enviada para análise.

As informações ficarão disponíveis no Redome e, assim que surgir um paciente compatível, o candidato será consultado para decidir quanto à doação.

É muito importante que o candidato mantenha seus dados atualizados. E isso pode ser feito pelo site do Redome, sem a necessidade de ir até um hemocentro.

Jaraguá do Sul

Em Jaraguá do Sul, o Hemosc fica localizado no Hospital São José. A coleta funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Em caso de dúvida, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (47) 3055-0454.

Notícias no celular

Whatsapp

Thomas Madrigano

Jornalista sempre em busca da notícia.