“Mini lua” vai se aproximar da Terra esta semana; entenda o fenômeno

Foto: Reprodução/Canva/OCPNews

Por: Ewaldo Willerding Neto

16/09/2024 - 10:09 - Atualizada em: 16/09/2024 - 10:10

Um pequeno asteróide vai girar na órbita da Terra a partir desta semana, parecendo uma espécie de “mini lua” próxima ao planeta. A informação é de pesquisadores da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Conforme os cientistas, o fenômeno não deverá ser visto a olho nu, nem mesmo por telescópios não profissionais.

O asteróide, nomeado de 2024 PT 5, foi descoberto em agosto e a aproximação com a Terra acontece porque em seu trajeto pelo Sistema Solar acaba capturado pela força gravitacional do nosso planeta, orbitando a Terra por um período limitado antes de seguir sua jornada no espaço – algo em torno de 53 dias para realizar uma volta em torno do planeta.

 

O fenômeno foi descoberto por meio do Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (Atlas), em tradução ao português, programa que monitora objetos próximos à Terra com potencial de colisão.

O Atlas identificou o tamanho do objeto, com cerca de 10 metros de diâmetro — mesmo tamanho que um ônibus escolar padrão – e não apresenta risco ao planeta, devido ao tempo que ficará preso à gravidade terrestre.

O estudo aponta que o 2024 PT 5 provavelmente se originou no cinturão de asteroides de Arjuna, uma região composta por pequenos asteroides que orbitam o Sol.

Eventos como o do 2024 PT 5 não são inéditos. Em 2006, outro pequeno asteroide orbitou a Terra por quase um ano, destacando que esses corpos celestes podem entrar em trajetórias parciais ou completas ao redor do nosso planeta.

A descoberta foi detalhada em um artigo publicado no Research Notes of the AAS, onde os pesquisadores explicam como esses asteroides podem ser capturados temporariamente pela Terra.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.