Asteroide maior que a Torre Eiffel, pode chegar próximo da terra nos próximos anos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

18/07/2024 - 19:07 - Atualizada em: 18/07/2024 - 19:56

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A Terra poderá testemunhar um fenômeno raro: a passagem de um asteroide maior que a Torre Eiffel. Conhecido como corpo celeste 99942 e nomeado ‘Apophis’, ele estará extremamente próximo do nosso planeta e será visível em várias partes do globo a partir de abril de 2029. Com um diâmetro de 375 metros, o Apophis é maior que a icônica Torre Eiffel em Paris, que possui 324 metros. Durante sua aproximação, o asteroide passará a apenas 32 mil quilômetros da Terra.

A Agência Espacial Europeia (ESA) assegura que não há risco de colisão deste asteroide maior que a Torre Eiffel com a Terra. Cientistas afirmam que um objeto dessa magnitude passa próximo do nosso planeta a cada 10 mil anos. A missão Ramses acompanhará de perto essa trajetória, utilizando uma sonda espacial para coletar dados cruciais.

Essa missão tem como objetivo estudar e compreender as diversas ameaças que vêm do espaço, além de identificar potenciais asteroides durante sua operação. Asteroides são corpos celestes menores compostos por rochas e metais, remanescentes da formação do Sistema Solar há 4,6 bilhões de anos. Irregulares e marcados por crateras de impacto, eles diferem dos planetas em termos de tamanho e características.

A missão Ramses, conduzida pela Agência Espacial Europeia (ESA), representa uma oportunidade única para aprimorar nossas estratégias de defesa planetária e entender melhor as ameaças espaciais que podem impactar a Terra.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).