Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mais de 500 alunos de Joinville se formam no Programa Defesa Civil na Escola, que aborda a cultura de prevenção de desastres

Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Pedro Leal

09/12/2025 - 16:12

Os mais de 500 alunos participantes do programa Defesa Civil na Escola neste ano comprovam na prática o lema da instituição: “A Defesa Civil somos todos nós”. Preparados para multiplicar a cultura da prevenção, eles se formaram na noite desta segunda-feira (8/12), em cerimônia na Univille, e agora ajudam a compartilhar conhecimento para prevenir situações de risco em suas comunidades.

Ao todo, 19 turmas de sextos e sétimos anos de dez escolas da Rede Municipal de Ensino receberam os conteúdos do programa neste ano. Entre os alunos, está Vitória Nunes Pereira, da Escola Municipal Rosa Maria Berezoski Demarchi, que ressalta a importância de saber como agir em situações de risco.

“Todos nós temos um superpoder que é a informação. Quando estamos bem informados, podemos superar qualquer coisa. Se eu sei um sinal de deslizamento, eu já posso evacuar o local e acionar a Defesa Civil”, fala Vitória, mostrando que as lições aprendidas no programa estão na ponta da língua.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Em Joinville, o programa é realizado em parceria entre a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, a Defesa Civil Regional Norte e Nordeste e a Secretaria de Educação, com o acompanhamento pedagógico do Núcleo de Educação Ambiental.

Durante as aulas, os alunos aprendem sobre os ciclos de prevenção, preparação, resposta, mitigação e recuperação, que fazem parte das ações da Defesa Civil. O aprendizado ocorre de forma interdisciplinar, dentro do currículo das disciplinas.

“O Defesa Civil na Escola capacita os professores para desenvolverem o programa em suas áreas de conhecimento, como Geografia, Ciências, Matemática e História, proporcionando a percepção de risco e a autoproteção”, explica o coordenador da Defesa Civil na Região Norte e Nordeste, Antônio Edival Pereira.

Com o conteúdo adquirido, os alunos também se tornam multiplicadores de conhecimento. “O projeto prepara as crianças para eventos cada vez mais intensos e recorrentes. É fundamental que, desde crianças, elas saibam o que fazer, como agir e que sejam multiplicadoras da cultura de prevenção relacionada aos desastres”, ressalta o diretor de Proteção e Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

Durante o evento, os alunos receberam os certificados de conclusão da formação e se divertiram com a presença do mascote Radar, da Defesa Civil.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).