No próximo sábado (13/12), o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville realiza mais um mutirão de microchipagem de cães e gatos, desta vez na zona Sul da cidade. Esta é a última edição do ano da ação que percorreu diferentes regiões do município, promovendo maior segurança aos animais e comodidade aos tutores.
A ação gratuita ocorre das 8h às 16h, na Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral (rua Monsenhor Gercino, 3134 – Petrópolis) e é direcionada às comunidades do João Costa, Jarivatuba, Fátima, Itaum, Paranaguamirim, Parque Guarani, Boehmerwald, Profipo, Petrópolis, Itinga, Ulysses Guimarães, Adhemar Garcia e Guanabara.
Não é preciso se inscrever antecipadamente e o atendimento ocorre por ordem de chegada. O tutor deve levar RG ou CNH e comprovante de residência atual, e é indispensável que o animal esteja presente. Além da microchipagem, o animal poderá receber a ficha de encaminhamento para castração.
O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e não apresenta risco para o animal. Dentro do dispositivo, ficam as informações do tutor, permitindo encontrar o cão ou gato com mais facilidade caso ele escape.
Após a aplicação, recomenda-se não passar a mão na região onde o microchip foi implantado por cerca de seis horas, além de evitar o banho do animal durante sete dias.
Por meio de ações como a castração e a microchipagem, o município consegue otimizar o controle populacional e a identificação dos animais.
As atividades do CBEA são operacionalizadas pela clínica veterinária Clinicão, que presta serviços veterinários, além de atividades como transporte, plantão e manejo dos animais. A ação de microchipagem também conta com a parceria dos alunos do curso de medicina veterinária da Unisociesc.