Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (26), em Jaraguá do Sul, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Leonice Cisz. Localizada no bairro Ilha da Figueira, a creche tem capacidade para atender 400 crianças do berçário à pré-escola.
Com 3.412,72 metros quadrados de área construída, o CMEI conta com 20 salas de aula, quatro parques infantis, chuveirão para os dias quentes, cozinha, refeitório, salas de professores, coordenação, sala de leitura e administração, refeitório, cozinha com equipamentos e móveis sob medida e demais ambientes administrativos. A unidade escolar recebeu mobiliários, equipamentos, aparelhos de ar-condicionado, cortinas e brinquedos.

Inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira (26) | Foto: Fábio Junkes
A obra teve início em 2022 e foi concluída em janeiro de 2025. No total, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu R$ 14.804.874,43. A secretária da pasta, Iraci Müller, destacou que a oferta de 400 novas vagas do bercário à pré-escola representa um avanço significativo no atendimento à educação infantil no município. “Os pais podem trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão felizes e sendo bem cuidados”.
O prefeito Jair Franzner afirmou que o Centro de Educação Infantil Professora Leonice Cisz é fruto de muito planejamento e que a região era a que mais tinha fila de espera por vagas em creche e agora ganha uma estrutura moderna, bem localizada, de fácil acesso, próxima a grandes empresas. “É o maior CMEI de Jaraguá do Sul para atender as crianças do maior bairro da cidade. Antes, o bairro Ilha da Figueira só contava com unidades pequenas, que não davam conta de atender à demanda. Agora, as famílias da região têm um espaço amplo, completo para atender as nossas crianças”, disse.
Franzner destacou, ainda, que atualmente o Município atende 7.943 crianças do berçário ao pré-escolar. “Em 2022, nós tínhamos 1.047 crianças na fila por vaga em creche. Em 2023, conseguimos baixar para 713 crianças. Em 2024, esse número baixou para 629. Hoje, são somente 72 crianças”, informou o prefeito.
O empresário Diego Bogo, filho de Leonice, assim como outros familiares, incluindo o pai e as irmãs da professora, estavam bastante emocionados. “Participar da inauguração de um Centro Infantil que leva o nome da minha querida mãe, é algo que toca o nosso coração de maneira indescritível. Desde cedo ela nutriu o sonho de ser professora e nunca deixou de estudar. Dizia sempre que a educação era a chave para transformar vidas. Foi uma mulher que, além do conhecimento, entregava carinho, atenção, afeto, escuta e acolhimento”, declarou Diego.
Autoridades políticas de Jaraguá do Sul também participaram da solenidade de inauguração, entre elas o presidente do Legislativo jaraguaense, Luís Fernando Almeida, e o deputado federal Fabio Schiochet.

Familiares da professora Leonice participaram da inauguração | Foto: Fábio Junkes
Sobre a homenageada
Professora Leonice Cisz era filha de José Cisz e Alida Cisz. Nasceu no município de Massaranduba em 04 de novembro de 1961 e faleceu em Jaraguá do Sul, no dia 22 de janeiro de 2024, após enfrentar uma luta contra o câncer. Formada em Pedagogia, ao longo de 25 anos de carreira, deixou uma admirável história dedicada à educação jaraguaense, principalmente no segmento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Sua jornada foi marcada por um comprometimento exemplar, sendo reconhecida não apenas por sua competência pedagógica, mas também por seu carinho, disposição e atenção destinados diretamente aos alunos. Leonice sempre procurou se aperfeiçoar no cenário educacional com o intuito de expandir o processo de ensino e aprendizagem. Sua trajetória foi de dedicação e amor em prol da educação.
Veja fotos do novo CMEI: