Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maior creche de Jaraguá do Sul é inaugurada no bairro Ilha da Figueira

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

26/05/2025 - 16:05 - Atualizada em: 27/05/2025 - 10:07

Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (26), em Jaraguá do Sul, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Leonice Cisz. Localizada no bairro Ilha da Figueira, a creche tem capacidade para atender 400 crianças do berçário à pré-escola.

Com 3.412,72 metros quadrados de área construída, o CMEI conta com 20 salas de aula, quatro parques infantis, chuveirão para os dias quentes, cozinha, refeitório, salas de professores, coordenação, sala de leitura e administração, refeitório, cozinha com equipamentos e móveis sob medida e demais ambientes administrativos. A unidade escolar recebeu mobiliários, equipamentos, aparelhos de ar-condicionado, cortinas e brinquedos.

Inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira (26) | Foto: Fábio Junkes

A obra teve início em 2022 e foi concluída em janeiro de 2025. No total, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu R$ 14.804.874,43. A secretária da pasta, Iraci Müller, destacou que a oferta de 400 novas vagas do bercário à pré-escola representa um avanço significativo no atendimento à educação infantil no município. “Os pais podem trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão felizes e sendo bem cuidados”.

O prefeito Jair Franzner afirmou que o Centro de Educação Infantil Professora Leonice Cisz é fruto de muito planejamento e que a região era a que mais tinha fila de espera por vagas em creche e agora ganha uma estrutura moderna, bem localizada, de fácil acesso, próxima a grandes empresas. “É o maior CMEI de Jaraguá do Sul para atender as crianças do maior bairro da cidade. Antes, o bairro Ilha da Figueira só contava com unidades pequenas, que não davam conta de atender à demanda. Agora, as famílias da região têm um espaço amplo, completo para atender as nossas crianças”, disse.

Franzner destacou, ainda, que atualmente o Município atende 7.943 crianças do berçário ao pré-escolar. “Em 2022, nós tínhamos 1.047 crianças na fila por vaga em creche. Em 2023, conseguimos baixar para 713 crianças. Em 2024, esse número baixou para 629. Hoje, são somente 72 crianças”, informou o prefeito.

O empresário Diego Bogo, filho de Leonice, assim como outros familiares, incluindo o pai e as irmãs da professora, estavam bastante emocionados. “Participar da inauguração de um Centro Infantil que leva o nome da minha querida mãe, é algo que toca o nosso coração de maneira indescritível. Desde cedo ela nutriu o sonho de ser professora e nunca deixou de estudar. Dizia sempre que a educação era a chave para transformar vidas. Foi uma mulher que, além do conhecimento, entregava carinho, atenção, afeto, escuta e acolhimento”, declarou Diego.

Autoridades políticas de Jaraguá do Sul também participaram da solenidade de inauguração, entre elas o presidente do Legislativo jaraguaense, Luís Fernando Almeida, e o deputado federal Fabio Schiochet.

Familiares da professora Leonice participaram da inauguração | Foto: Fábio Junkes

Sobre a homenageada

Professora Leonice Cisz era filha de José Cisz e Alida Cisz. Nasceu no município de Massaranduba em 04 de novembro de 1961 e faleceu em Jaraguá do Sul, no dia 22 de janeiro de 2024, após enfrentar uma luta contra o câncer. Formada em Pedagogia, ao longo de 25 anos de carreira, deixou uma admirável história dedicada à educação jaraguaense, principalmente no segmento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Sua jornada foi marcada por um comprometimento exemplar, sendo reconhecida não apenas por sua competência pedagógica, mas também por seu carinho, disposição e atenção destinados diretamente aos alunos. Leonice sempre procurou se aperfeiçoar no cenário educacional com o intuito de expandir o processo de ensino e aprendizagem. Sua trajetória foi de dedicação e amor em prol da educação.

Veja fotos do novo CMEI:

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.