Optar por este ou aquele autor é uma escolha que envolve interesses educativos, profissionais e preferência de gênero literário. Em Jaraguá do Sul, livros de história e as narrativas românticas estão no pódio das publicações mais emprestadas da Biblioteca Municipal Rui Barbosa. Segundo supervisora da biblioteca, Dianne Katie Konell Chodini, dentre os livros de maior procura pelos associados de janeiro a março deste ano, chama a atenção o primeiro lugar: “Correspondência”, de Capistrano de Abreu, com 15 empréstimos. Logo em seguida aparecem os best-sellers que viraram filmes, como o drama “Se Eu Ficar”, de Gayle Forman, com 13 empréstimos; “Cinquenta tons de cinza”, de E. L. James, com 12 empréstimos; e empatado com o terceiro lugar está outra obra de Gayle Forman, “Para onde ela foi”, que vai para a tela grande ainda este ano.
Do montante de autores e obras disponibilizadas no local, em torno de 30 escritores são de Jaraguá do Sul e microrregião, que são expostos na primeira estante, para quem ingressa na sala dos livros: “Geralmente o pessoal pede uma obra de um autor local quando ele lança um livro, ou quando a obra é exposta na prateleira de lançamentos”, atesta Dianne Chiodini.
De janeiro a março deste ano, os registros apontavam 8.990 atendimentos, numa média de 152 por dia, 4.562 empréstimos, 4.510 livros devolvidos e 277 doações de livros no período. No ano passado, ao atingir 41 mil exemplares, foram inseridos 1.624 livros (242 aquisições e 1.382 doações), com 41.648 atendimentos. O ano fechou com 27.309 sócios (destes, 793 novas inscrições), 21.299 empréstimos, 21.032 livros devolvidos, 36.937 consultas eletrônicas e 522 exemplares doados pela comunidade. Para se associar, é preciso levar documento de identidade, comprovante de residência e pagar uma taxa anual de R$ 5,50.
A supervisora Dianne Katie Konell Chiodini, destaca que a biblioteca conta com 30 obras de autores locais
Pessoas da literatura
Solícita, discreta e dedicada, a auxiliar de biblioteca Isolina Maria da Silva Kreutzfeld gosta muito do que faz. “Gosto de trabalhar com pessoas e livros. É um processo natural. A gente lê, repassa e vê como as pessoas se desenvolvem através dos livros”, observa. Exemplifica em relação às crianças: “Elas primeiro vêm com os pais, depois sozinhas, trocam ideias. Conquistar o leitor é muito importante, porque pedem muita sugestão de leitura”, conta.
O contrabaixista Tony Treml, 48, vai diariamente à biblioteca. Ele prefere ler no ambiente silencioso da instituição do que levar o livro emprestado e ler em casa. “Gosto de ler livros históricos, de mitologias e de teologia”, declara o assíduo frequentador, que lia “O Diabo – A máscara sem rosto”, de Luther Link. Ele sugere a compra de novas obras para a biblioteca, especialmente de tecnologia, ciências e astrofísica.
75 anos de história
Localizada em pleno Centro Histórico da Avenida Getúlio Vargas, em prédio da antiga Rede Ferroviária Federal, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa surgiu em 1941, passou por diversas modificações ao longo das décadas e segue com a vocação de estimular a leitura, a cultura e de disseminar conhecimento. O espaço atrai um público fiel para busca de livros, utilização do telecentro e para usufruir dos projetos de literatura e contação de histórias.
Oficialmente são 27.454 associados, entre ativos e inativos, com um acervo que gira em torno de 41 mil exemplares, entre livros e periódicos.
A Biblioteca Rui Barbosa ainda mantém projetos permanentes, como o “Casulo”, da biblioteca intinerante, que circula em um microônibus, em três bairros por mês. A “Ciranda Literária – Livros e Café”, que na próxima segunda-feira terá a 60ª edição, às 19h, com o escritor Henry Jenné da Costa Junior; contações de histórias, no segundo sábado de cada mês, às 10h; “Leitura no Terminal” e “Leitura na Praça”, com obras disponibilizadas à comunidade.
Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa
Onde: Avenida Getúlio Vargas, 245 – Centro
E-mail: [email protected]
Biblioteca online: http://jaraguadosul.sc.gov.br/biblioteca
Horário de atendimento: De segunda a quinta-feira, das 12h às 18h; sexta-feira, 8h às 13h; e sábado, das 8h às 12h.
Contato: (47) 2106-8708.