Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul vai regulamentar o uso de veículos individuais elétricos

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

28/03/2025 - 10:03 - Atualizada em: 28/03/2025 - 10:41

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, em conjunto com a Câmara de Vereadores e a comunidade, iniciará as discussões sobre a regulamentação de scooters, bicicletas, patinetes, monociclos, triciclos, hoverboards e outros veículos autopropelidos elétricos. O objetivo é disciplinar o deslocamento desses meios de transporte, alinhando-se à legislação vigente e adequando-a à realidade local.

A minuta do projeto já foi elaborada, e agora a discussão avançará para definir um modelo de regulamentação adequado à cidade. Serão estabelecidas regras claras sobre a idade mínima para utilização, velocidade máxima permitida, deveres e obrigações dos condutores e locais apropriados para a circulação desses veículos.

De acordo com o diretor de Trânsito e Transportes, Gilmar Marietto, a intenção é regulamentar o quanto antes pois os equipamentos de mobilidade individual seguem uma tendência que veio para ficar. “E cada vez mais teremos pessoas aderindo a esses meios de locomoção pelo fato de ser eficiente, prático e economicamente viável. Como o crescimento da cidade é constante, e o volume de veículos circulando aumenta na mesma proporção, esse tipo de transporte elétrico individual atrai cada vez mais adeptos. Daí a urgência em regrar a sua utilização”, explica.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) promulgou a Resolução nº 996/2023, que trata dos equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, estabelecendo regras de potência, tamanho e velocidade, entres outros. A regulamentação que será debatida no município, irá estabelecer os locais corretos para cada tipo de equipamento, assim como os quesitos de segurança e orientações gerais de uso.

A prefeitura reforça a importância da participação da comunidade nessas discussões para garantir que a regulamentação atenda à realidade local. “Com regras bem definidas, busca-se garantir um trânsito mais seguro e eficiente para todos. Uma vez que a regulamentação avance, a intenção é promover campanhas e blitzes orientativas para conscientizar a população a respeito da legislação”, afirma Marietto.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.