A Prefeitura de Jaraguá do Sul está modernizando a iluminação pública da cidade. Somente neste ano serão substituídas mais de 6 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes por luminárias de LED, trazendo mais eficiência e economia para os cofres públicos. Outras 5,4 mil luminárias serão trocadas no próximo ano. Ao todo, somadas às já existentes, serão mais de 25 mil lâmpadas de LED instaladas, o que corresponde a 100% das luminárias em áreas públicas do município.
A iniciativa reflete um compromisso com a modernização urbana e a sustentabilidade, visto que as lâmpadas de LED são reconhecidas por durarem até quatro vezes mais e pela eficiência energética. Elas consomem significativamente menos energia elétrica em comparação às lâmpadas incandescentes e fluorescentes, o que representa uma economia importante. Além disso, possuem maior capacidade de iluminação, proporcionando melhor visibilidade.
- Doenças virais do outono: Saiba quais estão em alta e como se protege
- Livro que retrata a vida do professor Balduino Raulino será lançado no sábado (5) em Jaraguá do Sul
De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Ramos, a troca das lâmpadas representa, além de um ganho econômico, um avanço social. “Devido a sensação de segurança que uma rua ou praça bem iluminada acaba proporcionando”, destacou.
O prefeito em exercício, João Pereira, ressaltou que a escolha pelo LED é reflexo de um pensamento estratégico, uma vez que essas lâmpadas demandam menos manutenção ao longo do tempo.
“Se trata de um projeto da maior relevância que vem sendo implementado há algum tempo. Estudos apontam que áreas bem iluminadas são menos propensas a atos de vandalismo e criminalidade, proporcionando mais tranquilidade para os moradores e economia nos gastos públicos, permitindo que os recursos sejam destinados a outras áreas prioritárias”, completou.