Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Livro que retrata a vida do professor Balduino Raulino será lançado no sábado (5) em Jaraguá do Sul

Valor arrecadado com a venda do livro será destinado a entidades beneficentes | Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

03/04/2025 - 07:04 - Atualizada em: 03/04/2025 - 16:07

No próximo sábado (5), acontece o lançamento do livro “Balduino Raulino – A Vida que Desejo para Qualquer Um“. O evento terá início às 9h, no Museu da Paz, em Jaraguá do Sul, e será destinado a familiares, amigos, autoridades e convidados para, juntos, celebrarem a trajetória de um dos grandes nomes da história jaraguaense.

Com organização e pesquisa da historiadora Silvia Regina Toassi Kita e coordenação da família do professor Balduino Raulino – esposa Marister e as filhas Mara Isa, Cinara Maria e Cintia Cordélia -, a obra de 323 páginas retrata a vida de Balduino, destacando sua dedicação à educação, à cultura e ao desenvolvimento social de Jaraguá do Sul. Como gestor público, ele impulsionou a organização da educação municipal e resgatou tradições culturais, promovendo um período de efervescência social e fortalecimento da identidade coletiva, tendo sido um dos idealizadores da Schützenfest.

Diálogo com as novas gerações

Falecido em 6 de abril de 2023, aos 78 anos, o legado de Balduino Raulino vai além da sua própria biografia, servindo como um espelho para a história e evolução da sociedade de Jaraguá do Sul. Mais do que um relato biográfico, o livro propõe um diálogo com as novas gerações, trazendo reflexões sobre a importância da memória para a construção do futuro. Ao revelar os desafios e conquistas do professor Balduino, a obra convida os leitores a
compreenderem a trajetória de desenvolvimento da comunidade e a enxergarem a participação e a solidariedade como caminhos para a transformação social.

Falecido em 2023, aos 78 anos, o legado de Balduino Raulino é parte da história de Jaraguá do Sul | Foto: Arquivo pessoal

Alegria, histórias e emoção

Silvia Kita conta que foram três anos de entrevistas, pesquisas, busca de documentos e informações. “Às vezes, a memória falhava, mas o documento rememorava, trazia luz para mais informações e detalhes que somente quem vivenciou sabia. Alguns desses momentos foram aos risos e em outros a emoção tomava conta. E o texto foi sendo construído aos poucos”.

A historiadora relata que teve o último contato com Balduino para os registros do livro em dezembro de 2022. “Ele já estava mais fraco e doente, mas dizia que estava bem. Sempre foi um grande otimista. Depois veio a internação, os dias de sofrimento e, no dia 6 de abril de 2023, aquela luz tão cheia de energia, conhecimento e esperança, deixou de brilhar entre nós, mas continua nos iluminando através de tudo o que ele nos deixou”, afirma Silvia, completando que “após o período de luto, o livro precisava ser finalizado, pois era o desejo dele. A revisão dos capítulos iniciais estava em andamento, mas era necessário escrever os últimos capítulos, sobre as viagens e a vida em casa. E foi pensado e realizado como o Sr. Balduino gostaria: com alegria, histórias e emoção”.

O próprio Balduino pergunta no livro: “O que leva alguém a escrever a própria história? A contar sua vida? Foi por ter sido muito interessante, muito rica, pela família que constituí, as amizades que tive, os lugares que conheci, onde morei, as oportunidades de aprender, conhecer lugares e viajar. Foi, sim, muito rica, e ouso dizer que a desejaria a qualquer pessoa”.

A filha Cinara destaca, emocionada, que nesta quinta-feira, 3 de abril, Balduino completaria 80 anos de idade.

Como adquirir a obra

O livro não tem fins comerciais. Entidades, organizações e escolas que desejarem adquirir um exemplar podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (47) 9 9196-1291. A família orientará a compra em entidades beneficentes, para as quais será destinada toda a arrecadação obtida com as vendas.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Balduino Raulino – A Vida que Desejo para Qualquer Um”
Quando: 5 de abril de 2025, às 9h
Onde: Museu da Paz – Av. Getúlio Vargas, 405, Jaraguá do Sul

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.