No último dia 8 a empresa GeoJá iniciou em Jaraguá do Sul a instalação dos novos marcos geodésicos na cidade. Serão 66 no total, dispostos tanto no perímetro urbano, quanto rural.
A implantação destes itens é uma das etapas da execução do contrato de levantamento aerofotogramétrico (fotografias aéreas do município) entre a Prefeitura e a GeoJá.
Os marcos geodésicos são chapas de ferro, colocadas em uma base de concreto, onde são gravados códigos que remetem a altitude, latitude e longitude daquele local e são uteis para as áreas de engenharia e geografia, além de atividades de topografia e agrimensura.

Foto: Eduardo Montecino/Prefeitura Municipal de Jaraguá do SUl
No Brasil, estes itens são implantados principalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Exército Brasileiro (EB) e pelas prefeituras.
“A instalação dos marcos geodésicos servirá como referência para os levantamentos topográficos para novos loteamentos, para projetos de edificações, para projetos e execução de obras de infraestrutura, entre outros”, explica o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi.
Em 1999, haviam sido instalados outros 66 destes por Jaraguá do Sul (42 na área urbana e 24 na área rural), porém, após uma vistoria realizada pela GeoJá foram encontrados apenas 17.
“O crescimento da cidade com abertura de novas ruas, novas construções, pavimentações fizeram com que parte destes marcos geodésicos fossem retirados”, explica Bertoldi.
Já nas propriedades particulares, as melhorias feitas pelos donos dos terrenos, pode ter sido o motivo das retiradas.
Conforme o secretário, não existem mudanças que podem ser sentidas ou observadas pelos jaraguaenses, no entanto, os profissionais das áreas de engenharia e topografia se beneficiam com as informações sobre coordenadas geográficas e altitude.
Além disso, os marcos favorecem também o município no caso, por exemplo, da abertura de uma nova via, pois não há necessidade da contratação de serviços de satélite, pois os próprios marcos geodésicos fornecem as informações.
O que deve trazer uma economia futura neste aspecto.

14 dos 66 itens, já foram instalados na cidade | Foto: Eduardo Montecino/Prefeitura Municipal de Jaraguá do SUl
Dos 66 que serão instalados este ano, 16 já foram colocados até esta quarta-feira (17). O primeiro deles foi implantado nas proximidades do Viaduto da Rodovia BR-280, que dá acesso aos bairros Rau e Estada Nova.
Os marcos de concreto estão sendo instalados com distribuição de um a cada 4 quilômetros quadrados para a área urbana e de um a cada 20 quilômetros quadrados para área rural.
Com exceção dos dias de chuva, são instalados em média, três por dia.
As equipes da GeoJá realizam as instalações dos marcos em vários locais e a prefeitura solicita o apoio da comunidade na recepção dos grupos que estarão identificadas com crachás e coletes.
As equipes visitaram os locais entre 7h30 e 16h30, podendo se estender até as 18 horas.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul