Jaraguá do Sul irá promover neste sábado (7), um mutirão de rastreamento de câncer de pele. A ação ocorrerá na Policlínica Dr. João Biron (Centro Vida), das 9h às 12h e faz parte da campanha “Dezembro Laranja” da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dentro do calendário da saúde, o Dezembro Laranja é dedicado à conscientização sobre o câncer de pele e à sua prevenção.
- SC inaugura a primeira adega subaquática do Brasil
- Mulher que se recusou a ceder lugar em avião alcança 1 milhão de seguidores no Instagram
Em 2024, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao completar 11 anos da ação “Dezembro Laranja”, traz uma mensagem poderosa: “Proteger a pele é proteger a saúde”. A campanha deste ano convida o público a refletir sobre o autocuidado e busca gerar uma verdadeira “Invasão Laranja” no Brasil, envolvendo a sociedade em um movimento de conscientização. A SBD reforça que a proteção contra o câncer de pele deve ser inclusiva, acessível e adaptada às necessidades individuais.
“Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele, que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, sinaliza Dr. Heitor de Sá Gonçalves, Presidente da Sociedade.
Os atendimentos no Centro Vida serão gratuitos e por livre demanda (não precisa de agendamento). Na ação, as pessoas que apresentarem algum tipo de lesão suspeita na pele poderão ser atendidas, avaliadas e, se necessário, encaminhadas para pequenas cirurgias, conforme a disponibilidade técnica.
Os resultados dos exames serão avaliados pela equipe de enfermagem e dermatologia da Policlínica, que farão os encaminhamentos pertinentes ao estado de saúde do paciente. Este por sua vez, será contatado por telefone.