Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul oficializa intenção de parceria com a Fundação Catarinense de Cultura

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

11/02/2026 - 09:02 - Atualizada em: 11/02/2026 - 09:56

Jaraguá do Sul deu um passo importante para consolidar sua relevância no cenário cultural do Estado. Na segunda-feira (9), uma comitiva do município esteve na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em Florianópolis, para apresentar projetos e formalizar o interesse da cidade em se tornar um Ponto do Museu da Imagem e do Som de Santa Catatina (MIS-SC).

Durante a reunião, foram apresentados detalhes do 9º Festival de Cinema de Jaraguá, programado para outubro deste ano. Na ocasião, a administração do MIS-SC expôs diversas possibilidades de parceria, o que motivou o município a buscar o credenciamento oficial.

O formulário de inscrição foi preenchido e enviado ontem (10). O cadastro avalia a infraestrutura local — como salas de cinema, telões e espaços para oficinas e exposições — para verificar a viabilidade de receber ações de formação em gestão cultural e difusão do audiovisual catarinense.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Caso atinja a pontuação necessária, a cidade receberá a chancela de “Ponto do MIS-SC”. Na prática, isso garante uma programação cultural contínua e coloca a cidade em um mapeamento estratégico do Estado, identificando regiões aptas a receber eventos culturais de maior porte.

*Jaraguá do Sul entra no clima do Carnaval com evento no fim de semana
*Centro Histórico de Jaraguá do Sul será revitalizado; investimento deve chegar a R$ 6 milhões

Para o diretor de Cultura, Antonio Marcos da Silva (Déga), a adesão é um marco estratégico. “A ação coloca Jaraguá do Sul no mapa cultural de Santa Catarina, abrindo portas para futuras ações em parceria com o Estado”, destacou Déga. O projeto de regionalização do MIS-SC busca não apenas levar o acervo estadual para o interior, mas também fomentar a produção criativa local por meio de políticas públicas integradas.

O encontro contou com a presença do diretor de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Antonio Marcos da Silva, do diretor do 9º Festival de Cinema de Jaraguá, Isaac Huna, e de representante do Legislativo catarinense. Eles foram recebidos pela diretora de Arte e Cultura da FCC, Ana Cândida Martinelli Neves (Nana), e pela administradora do MIS-SC, Maria Elizabeth Horn Pepulim (Betitah).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.