Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul conta com projeto Consultório na Rua pelo SUS

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

27/02/2024 - 16:02 - Atualizada em: 27/02/2024 - 16:04

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo um trabalho chamado Consultório na Rua, visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O projeto foi criado a partir do projeto de extensão “Reduzindo Danos e Protegendo Vidas dos Moradores de Rua de Jaraguá do Sul”, iniciado no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (Caps AD), que apresentou demanda do serviço.

Este projeto está em fase de construção e partir da aplicação dele será analisado o credenciamento pelo Ministério da Saúde.

Desta maneira, foi feita uma parceria com a Faculdade Estácio para o professor do curso de Medicina do oitavo período, Eduardo Bussmann, e seus alunos atuarem neste trabalho. Além disto, a equipe é formada por assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, enfermeiro e técnicos da Abordagem Social da Secretaria de Assistência Social.

Para o secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti, a construção deste projeto é importante, pois a pasta tem preocupação em promover a qualidade de vida e saúde aos usuários em situação de rua.

Segundo a supervisora e enfermeira do Caps AD, Bianca Martins Dacoregio, este projeto promove saúde, bem-estar e qualidade de vida aos usuários em situação de rua, com oportunidade de criar vínculo e ter maior adesão ao tratamento.

Para o médico Eduardo Busmann, estes espaços são importantes, pois além de promoverem saúde e segurança aos usuários, que estão em um local que sentem-se mais à vontade, há construção e aprendizado coletivo com os alunos de Medicina.

Quem pode acessar o serviço: usuários em situação de rua de Jaraguá do Sul. A atuação da equipe acontece uma vez na semana, por cerca de quatro horas, em pontos estratégicos das ruas do Município.

SOBRE O CONSULTÓRIO NA RUA

A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, para ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para a população de rua, que se encontra em condições de vulnerabilidade.

O Consultório na Rua é composto por equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades desta população. Elas devem realizar suas atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolver ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território.

No processo de trabalho, devem estar garantidas ações para o cuidado in loco, a partir da abordagem ampliada dos problemas de saúde e sociais, bem como ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A depender da necessidade do usuário, estas equipes também devem atuar junto aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), aos serviços de Urgência e Emergência e a outros pontos de atenção da rede de saúde e intersetorial. Diante das especificidades desta população, a estratégia de reduzir danos deverá ser transversal a todas as ações de saúde feitas pelas equipes.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).