Jaraguá do Sul adotará a Biometria Facial nos ônibus do transporte coletivo

Foto: Eduardo Montecino/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

31/08/2022 - 15:08 - Atualizada em: 31/08/2022 - 15:32

A partir desta quinta-feira (1º), entrará em operação nos ônibus do transporte coletivo em Jaraguá do Sul, um sistema de biometria facial para auxiliar no controle das gratuidades e benefícios de usuários, evitando possíveis fraudes, tais como uso indevido dos cartões das modalidades Idoso, estudante especial por outras pessoas.

O gerente da empresa Senhora dos Campos, responsável pelo transporte público na cidade, Diego Bogo, explica o funcionamento do sistema: ao embarcar no ônibus, a câmera integrada ao validador automaticamente efetua o registro de três imagens do rosto do passageiro que, depois, são comparadas com as do titular do cartão no cadastro de bilhetagem eletrônica da concessionária.

Através disso, é definido um percentual de similaridade entre as fotos. Caso fiquem abaixo deste percentual, as imagens vão para triagem, para que o operador defina se aquela utilização é suspeita de fraude ou não. Havendo confirmação, a empresa adota medidas, como o bloqueio temporário ou total do benefício de acordo com as leis vigentes.

Bogo destaca que o reconhecimento facial vai além de características como cor da pele e corte de cabelo ou maquiagem. “O software em atividade estabelece critérios de identidade biométrica, que são medidas específicas de cada indivíduo” explica. A solução é integrada nos validadores do sistema de bilhetagem eletrônica da concessionária e desenvolvida pela empresa Dataprom, de Curitiba (PR).

O gerente ressalta, ainda, que o cartão TEM é de uso pessoal e intransferível e não deve ser compartilhado em nenhuma hipótese.

 

Foto: Eduardo Montecino/PMJS

“A empresa sempre buscará acompanhar as novas tendências tecnológicas de gestão para transporte urbano, oferecendo assim, conforto, informações e segurança aos usuários do serviço”, finaliza Diego Bogo.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins de Andrade Filho, também afirma que a biometria facial trará mais segurança e confiabilidade ao sistema, além de evitar que pessoas utilizem o cartão de idoso, estudante e especial de forma indevida.

“O referido sistema já é utilizado há muito tempo em grandes centros com excelentes resultados. É importante destacar que isso não trará nenhum problema ao usuário, exceto se o sistema não identificar a imagem da pessoa com a foto no banco de dados. Nessa situação poderá ocorrer o bloqueio temporário ou mesmo definitivo”, reforça.

 

Foto: Eduardo Montecino/PMJS

Serviço

SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário | 0800-645-8585

Endereço: Rua Roberto Ziemann, 460 –
Czerniewicz | Jaraguá do Sul | SC

Site: senhoradoscampos.com.br

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.