Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Inscrições para o 9º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul abrem em março

Abertura da 8ª edição do festival, na Novale Hub, com parte da equipe, convidados oficiais e público | Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

20/02/2026 - 16:02 - Atualizada em: 20/02/2026 - 16:44

O Festival de Cinema de Jaraguá do Sul abre as inscrições para a edição 2026 no dia 12 de março. Cineastas, profissionais, independentes, estudantes e amadores do cinema de todo o país poderão inscrever suas produções até 30 de abril. A Mostra Competitiva contempla obras nas categorias longas, médias, curtas-metragens e videoclipes, reafirmando o perfil plural e democrático do festival, que ao longo dos anos se consolidou como um importante espaço de valorização do audiovisual independente em Santa Catarina e no Brasil.

As inscrições poderão ser feitas por meio da plataforma Festhome.com/festival/3591 e pelo site oficial do festival, festivalcinejds.com.br . “A expectativa é de mais uma edição com participação nacional massiva, mantendo a trajetória de crescimento do evento. Em 2025, o festival registrou aproximadamente 600 filmes inscritos, número que reforça sua relevância no circuito audiovisual brasileiro”, informa Isaac Huna, idealizador do festival.

O evento, em formato híbrido, ocorre em outubro e reúne grandes nomes, críticos e amantes do cinema há nove edições, levando arte, conhecimento e oportunidades aos profissionais, estudantes e entusiastas da sétima arte. Além das exibições, a programação
conta com debates, oficinas e workshops.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Dentro dessa programação, como na edição anterior, o festival apresentará ações culturais pré-festival a partir de março.

A realização do evento é da Frame Latino Produções, com apoio oficial da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os filmes selecionados para a mostra competitiva serão divulgados no dia 14 de julho.

Ação cultural pré-festival exibe filmes da mostra competitiva de 2025 para colaboradores da Marisol | Foto: Divulgação

Sobre o festival

O Festival de Cinema de Jaraguá do Sul nasceu em 2018, com o intuito de promover Santa Catarina como mais um polo de entretenimento audiovisual no Brasil, fortalecendo as produções nacionais. Desde então, o festival vem sendo construído de forma
coletiva, com o trabalho de equipes comprometidas e voluntárias, além do apoio da iniciativa privada e de diferentes segmentos da economia e da cultura.

“Ao longo desses nove anos, seguimos movidos pela paixão pela arte e pelo cinema, com o propósito de fortalecer o audiovisual catarinense e valorizar os profissionais do setor. Paralelamente, e em conjunto com a iniciativa privada e o poder público, também
desenvolvemos ações relacionadas ao turismo, aos negócios e ao entretenimento. O festival é um trabalho de gestão como um todo e não se limita apenas à cultura”, destaca Huna.

A 9ª edição do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul é realizada pela produtora Frame Latino Produções, de Jaraguá do Sul. A Comissão Organizadora desta edição está composta por Isaac Huna (diretor e produtor cultural), Luciane Toledo (jornalista), Cátia
Lima (atriz/advogada), Alexandra Meinchein (atriz e apresentadora), Bárbara Michailoff (jornalista e produtora), Rafael Boeira (produtor e diretor), e Sérgio Pedrotti (produtor cultural).

Além das exibições gratuitas, o festival promove encontros entre público, realizadores e profissionais do setor, contribuindo para a formação de plateia, a troca de experiências e o fortalecimento da produção cinematográfica nacional.

Serviço

O que: abertura das inscrições do 9º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul
Quando: de 12 de março a 30 de abril de 2026
Formatos: longas-metragens, médias-metragens, curtas-metragens e videoclipes
Inscrições: festhome.com/festival/3591 / festivalcinejds.com.br
Mais informações: Whats 11 99838 2468 / [email protected]

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.