Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Nova Escola Guilherme Hanemann é inaugurada em Jaraguá do Sul

Fotos: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

19/02/2026 - 15:02 - Atualizada em: 19/02/2026 - 16:17

A Rede Municipal de Educação em Jaraguá do Sul vive um dos seus melhores momentos. As premiações e reconhecimento no cenário nacional evidenciam a evolução em termos de investimentos e qualidade do ensino público. Nesta quinta-feira (19), a inauguração da nova Escola Municipal de Educação Básica Guilherme Hanemann, no bairro Jaraguá 99, representou mais um marco para a rede.

A unidade é a maior EMEB de Jaraguá do Sul em tamanho e capacidade de atendimento. Com área total de 4.316,78m², o projeto arquitetônico contempla 23 salas de aulas, ginásio de esportes, sanitários, cozinha, refeitório, biblioteca escolar, parque infantil, ambientes para o atendimento administrativo e pedagógico, sala de AEE e SAP e demais dependências, com capacidade para atender cerca de 1.200 alunos de Pré ao 9º Ano.

O Município investiu na estrutura, R$ 17.143.403,72. A Unidade Escolar foi toda equipada com mobiliários e equipamentos novos, recebendo conjuntos escolares, cadeiras, estantes, mesas de refeitório, armários, buffet, eletrodomésticos, computadores, projetores, mesas, estações de trabalho, dentre outros. O projeto é do arquiteto e urbanista Anderson Daniel Klassmann e a construção foi executada pela empresa Cúbica Construções Ltda.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O deputado estadual, Vicente Caropreso, reforçou que a escola é uma das melhores de Santa Catarina. Na mesma linha, o deputado federal Fabio Schiochet lembrou que Jaraguá do Sul vem sendo reconhecida pela qualidade do ensino público, o que demonstra que os investimentos feitos aqui, servem de exemplo para o país.

Em seu discurso, o prefeito Jair Franzner falou sobre as entregas que vêm ocorrendo na área da Educação, destacando o compromisso da Administração em ofertar o que há de melhor para a comunidade escolar.

Ao todo, 19 unidades da Rede Municipal de Educação foram contempladas até agora com investimentos importantes, na ordem de mais de R$ 100 milhões. E novas obras estão no cronograma, como um novo CMEI na Barra do Rio Cerro e reformas e ampliações em outras escolas. Cada uma dessas obras representa mais do que uma estrutura física, representa qualidade e dignidade para as pessoas. Hoje é um dia histórico, disse.

O evento fez parte do calendário oficial dos 150 anos de Jaraguá do Sul e contou com a presença de várias autoridades políticas. Estiveram presentes, o vice-prefeito João Pereira, o deputado estadual Vicente Caropreso, o deputado federal Fábio Schiochet, vereadores, representantes de entidades, empresários, integrantes do comitê dos 150 anos, da Administração Municipal, imprensa, alunos, professores, familiares de Guilherme Hanemann (in memoriam/Patrono da EMEB) e membros da APP da escola e da comunidade local, entre outros.

A inauguração foi marcada por momentos de muita emoção. Contou com a bênção do padre Carlos Marcos Nicolodelli (Matriz São Sebastião), homenagens, momento cultural com apresentação de cordel, hino da escola cantado por alunos e apresentação da banda da EMEB Alberto Bauer.

Histórico

A Escola Guilherme Hanemann já soma 35 anos de história. Após a aquisição do terreno, em 1990, o Município, pelo Decreto Municipal n° 2.229/1990, construiu a unidade escolar nesta localidade, sendo entregue à comunidade, no início do ano letivo de 1991. Quanto ao nome da escola, desde sua criação foi chamada de Guilherme Hanemann.

Guilherme Hanemann tornou-se patrono da escola por estar sempre envolvido em atividades comunitárias. Era conhecido como “Opa Hanemann”. Ele nasceu no dia 19 de outubro de 1924 e veio a óbito em 15 de agosto de 1987. Possuía lavoura de cana-de-açúcar e produzia açúcar mascavo, melado e aguardente. Em 1976, transformou a propriedade agrícola em loteamento urbano.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.