Acontece na próxima quinta-feira (17) um evento de formação sobre como prevenir golpes contra idosos pela internet. A ação gratuita é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, e inicia às 14h, finalizando às 17h, no Centro de Convivência do Idoso, no Parque Municipal de Eventos.
A palestra, será conduzida pela advogada Anne Marie Grümm, que vai compartilhar orientações práticas e informações fundamentais para proteger a população. A inscrição deve ser feita online, por meio do formulário eletrônico da palestra: Clique aqui.
- Atenção músicos! Inscrições para a 21ª edição do Femusc abrem nesta terça-feira (15)
- Apresentação especial do Coral da Scar homenageia os 150 anos da imigração italiana em Jaraguá do Sul
Dados demonstram que milhares de pessoas são vítimas de fraudes todos os anos no Brasil e cerca de 60% delas são idosos. Em Jaraguá do Sul os números também são elevados. Esse dado alarmante mostra a necessidade urgente de ações de prevenção e conscientização, especialmente voltadas a esse público que, muitas vezes, não está familiarizado com as novas tecnologias e os golpes digitais cada vez mais sofisticados.
Diversos assuntos importantes serão abordados, como os golpes relacionados ao INSS, as fraudes online e o perigo dos perfis falsos nas redes sociais. Outro tema relevante são os descontos indevidos em benefícios ou contas bancárias, além dos empréstimos irregulares. A palestra ainda vai trazer dicas valiosas de segurança e prevenção, mostrando como identificar possíveis armadilhas e como proceder em caso de suspeita ou confirmação de fraude.
A utilização da inteligência artificial (IA) em golpes também será abordada no encontro que contará com a participação de voluntários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Centro Universitário Católica. Os profissionais prestarão esclarecimentos individualizados, respondendo dúvidas e orientando os idosos sobre como agir caso já tenham sido vítimas de golpes ou estejam em situação de risco.
Ao final da palestra, será oferecido um café comunitário, promovendo um momento de integração, convivência e troca de experiências entre os participantes. Para reforçar as orientações apresentadas, será distribuído material informativo exclusivo, com dicas práticas, explicações detalhadas e contatos úteis para buscar ajuda.

Foto: PMJS/Divulgação