Estão abertas a partir desta terça-feira (15) as inscrições para a 21ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc). Para quem deseja de inscrever, desde iniciantes a músicos profissionais, têm até o dia 11 de agosto para se finalizar a inscrição pelo site femusc.com.br.
O festival acontece de 11 a 24 de janeiro de 2026, em Jaraguá do Sul, e os candidatos devem enviar uma gravação em vídeo com repertório de livre escolha, em até cinco minutos. Candidatos de instrumentos de cordas devem incluir, obrigatoriamente, um movimento de obra solo de Johann Sebastian Bach (Suítes, Sonatas ou Partitas). A gravação deve ser enviada por link, preferencialmente hospedado no YouTube.
Também é necessário preencher os dados pessoais, enviar um currículo resumido e indicar um músico profissional como maestro, professor ou diretor de escola, para recomendação.
“O processo seletivo do Femusc é altamente competitivo. Em 2025, recebemos mais de 1.700 inscrições para apenas 350 vagas. Por isso, recomendo que os candidatos escolham com cuidado o vídeo que melhor os represente”, destaca o maestro e diretor artístico do festival, Alex Klein.
Reconhecido como o maior festival-escola de música erudita da América Latina, o festival vai reunir 40 professores em 2026, distribuídos entre os programas de Quarteto de Cordas, Orquestrais, Ópera e Canto Lírico, e Regência. Entre os destaques da próxima edição estão o retorno do violista estadunidente Craig Mumm e a chegada de novos nomes como o trombonista russo Erkin Yusupov, a violinista Ksenia Dubrovskaya, a violoncelista coreana Minna Chung e o violista brasileiro Renato França Bandel.
Além do programa principal, o festival também oferece experiências voltadas a diferentes faixas etárias e níveis de formação. O Femuskinho é destinado a crianças de 6 a 12 anos e trabalha a musicalização e a prática de conjunto. Já o Femusc Jovem contempla adolescentes de 12 a 17 anos com aulas específicas para o desenvolvimento técnico e musical. Para músicos amadores a partir de 17 anos, o Femusc Jaraguá oferece aulas de instrumento e prática orquestral em um ambiente não profissionalizante. As inscrições para esses programas específicos devem abrir em setembro e serão feitas através do site do festival.
A grande novidade do Femusc 2026 será a apresentação da ópera brasileira Onheama, do compositor carioca João Guilherme Ripper. Com direção cênica assinada por Matheus Sabbá, a montagem reforça o compromisso do festival com a valorização da música brasileira e a formação artística completa dos alunos.
Para o maestro e diretor artístico do festival, Klein, “mais do que formar músicos, o Femusc forma seres humanos sensíveis, comprometidos e conscientes do poder transformador da arte. Aqui, cada nota tocada é um passo na construção de um mundo mais harmonioso.”