Içara terá ação contra dengue neste sábado (16)

Foto: Divulgação/PMI

Por: OCP News Criciúma

12/03/2024 - 15:03 - Atualizada em: 12/03/2024 - 15:36

No próximo sábado (16), Içara estará unida em uma grande iniciativa de combate e prevenção à dengue. Sob a coordenação da Vigilância Epidemiológica municipal, a ação especial visa conscientizar a população sobre os riscos e formas de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Com o aumento dos focos na região nos últimos meses, a mobilização se torna ainda mais crucial para conter a disseminação do vírus. A programação inclui diversas atividades, como mutirões de limpeza em áreas públicas e privadas, distribuição de materiais informativos, além de orientações sobre como evitar o acúmulo de água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito.

“Os moradores têm um papel fundamental e estão convocados a participar do mutirão, eliminando a concentração de água parada em seus terrenos e imóveis. A dengue é um problema de saúde pública que afeta toda a comunidade. Precisamos unir forças para combatermos essa doença, adotando medidas preventivas em nossos lares e locais de trabalho. A participação de cada cidadão é imprescindível”, frisa o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

Atualmente, o município tem 35 focos do mosquito registrados. Neste mês foi contabilizado um caso importado da doença. O paciente, que veio do interior do Paraná, já está recuperado. Os bairros onde o cenário é pior são o Raichaski, Jardim Elizabete, Centro, Jussara e Vila Nova.

“Nestes locais o trabalho será mais incisivo, com a participação dos agentes de endemias e das forças militares para reforçar as orientações, entrar em residências de difícil acesso e conferir de perto a situação. Pedimos que cada morador receba bem os trabalhadores, eles estarão atuando para um bem comum. Juntos iremos proteger a cidade da dengue”, pontua a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Graziela Macarini Zuchinali.