Na manhã desta quinta-feira (27), data em que o Hospital e Maternidade Jaraguá completa 59 anos, a diretoria da instituição apresentou o cronograma atualizado das obras de ampliação da unidade e números dos atendimentos realizados mensalmente, com projeções para os próximos anos.
O presidente do hospital, Charles Bretzke, ressaltou que a cada ano são vencidos muitos desafios e obstáculos. “Como hospital filantrópico, os recursos são escassos e os custos são altos, por isso manter o equilíbrio operacional é um grande desafio”, afirmou. Segundo ele, nos últimos anos o Hospital Jaraguá passou por diversas reorganizações para chegar a este equilíbrio. “Isso é muito importante porque a cidade cresce e nós precisamos ampliar o espaço físico, modernizar a tecnologia, que avança constantemente, e os recursos não são tão abundantes assim”.
- Jaraguá do Sul tem 1.725 famílias que ainda atuam na agricultura
- Solidariedade: ‘Pastelada do Rhavy’ vai arrecadar recursos para tratamento contra câncer
Primeira fase do plano diretor
O diretor-executivo do hospital, Sérgio Luís Alves, apresentou um vídeo institucional lançado em comemoração aos 59 anos, que mostra o cronograma atual das obras do plano diretor, divididas em cinco fases que envolvem a ampliação e a otimização dos espaços para atender a crescente demanda por atendimentos. A primeira etapa, voltada ao atendimento maternoinfantil, já começou e a quinta deverá ser iniciada em 2032.
Este primeiro prédio terá quatro pavimentos – o primeiro andar vai abrigar o PA Infantil e Obstétrico, no segundo ficará o Centro Clínico, para exames laboratoriais e de imagem, o terceiro vai abrigar a Maternidade, e o quarto piso será para serviços de Pediatria.
De acordo com Alves, nos últimos quatro anos o número de pacientes atendidos no Pronto Atendimento (PA) Infantil cresceu 136%; o PA obstétrico aumentou em 26% e os exames laboratoriais cresceram 33%. “A UTI neonatal sempre tem ocupação acima dos 70% e no último ano tivemos 81% de ocupação”, completa. No total, são mais de 4 mil atendimentos por mês, entre particulares, convênios e Sistema Único de Saúde. Aproximadamente 74% foram realizados via SUS.
“Para entender a dimensão dessa obra, hoje nós temos 4.173 metros quadrados e passaremos para cerca de 10 mil metros quadrados. Com isso, o número de atendimentos mensais vai crescer 65%, chegando em 7.100 pacientes. Na obstetrícia, a previsão é de um crescimento de 50% – hoje são 1.800 atendimentos e passarão a ser 2.700. As salas de observação da obstetrícia hoje são 5 e passarão a ser 20, a UTI Neonatal que tem 10 leitos passará a ter 20, os leitos pediátricos e de cuidados intermediários também vão dobrar, totalizando 60 leitos a mais. Nesta primeira fase, os investimentos chegam a R$ 16,6 milhões”, informou o presidente.
“Imaginamos que este plano diretor atenderia a população pelos próximos 20 anos, mas o que estamos observando é que, assim que esta obra ficar pronta, dentro de 18 a 24 meses, é bem possível que já estejamos atingindo essa capacidade, com o crescimento populacional. A previsão é que daqui a 20 anos, a população de Jaraguá do Sul, que hoje é de cerca de 200 mil habitantes, passe para 350 mil habitantes”, pontuou Bretzke.

Lideranças também discutiram formas de aumentar o repasse de recursos para manter o equilíbrio operacional da instituição | Foto: Fábio Junkes
Recursos
O presidente observou que o hospital tem uma grande parceria com os governos municipal, estadual e federal, mas que sem a contribuição da iniciativa privada não haveria como manter os serviços. “Com a ampliação e o aumento dos atendimentos também haverá aumentos dos custos”, destacou.
Além do presidente Charles Bretzke e integrantes da diretoria e do conselho do hospital, também participaram da reunião realizada no setor administrativo da unidade, o deputado federal Fabio Schiochet, o vice-prefeito de Jaraguá do Sul, João Pereira, representando o prefeito Jair Franzner, Jean Leutprecht, representando o deputado estadual, Dr. Vicente Caropreso, o secretário municipal de Administração Douglas Conceição, e os vereadores Jonathan Reinke e Delegado Mioto, líder de governo na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, que discutiram formas de aumentar o repasse de recursos para a instituição.
Hospital referência
O Hospital e Maternidade Jaraguá é referência regional em Pediatria, estadual em UTI Neonatal e Pediátrica e em atendimento à gestante de alto risco nas regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina. A unidade faz em média 400 partos por mês. O Centro Cirúrgico realiza mais de 700 procedimentos mensais, com tecnologia de ponta.
Além disso, é credenciado pelo Ministério da Saúde como centro de notificação, captação e doação de órgãos, e possui certificado do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) como Hospital Amigo da Criança.