Grupos de escoteiros reúnem quase 300 membros com atividades ao ar livre em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Guilherme Mélo

24/04/2019 - 05:04

Criado em 1907 pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o escotismo é um movimento educacional, que busca por meio de atividades incentivar os jovens a se envolverem com a comunidade.

Em Jaraguá do Sul, dois grupos que estão na ativa reúnem quase 300 membros em conexão com essa atividade – o principal objetivo é construir um mundo melhor, onde se valorize a realização pessoal e a participação construtiva na sociedade.

Nesta terça-feira, é comemorado o Dia Mundial do Escoteiro.

O Grupo Jacoritaba comemora 50 anos de existência em 2019 e tinha em sua fundação o ideal de oferecer uma nova opção de lazer aos jovens jaraguaenses, complementando também sua educação.

De acordo com Sérgio Luís Franzner, diretor de relações institucionais do grupo, o objetivo é “colaborar na formação de crianças e jovens, auxiliando os mesmos a desenvolverem suas potencialidades nas áreas: sociais, afetivas, intelectual, física, espiritual e do caráter. Com a finalidade de formar pessoas úteis para viver em sociedade”.

O grupo atende jovens de 6 anos e meio até 20 anos e conta atualmente com 185 membros, entre jovens e adultos, mas calcula que já participaram mais de 4 mil pessoas nestes 50 anos de história.

Pessoas a partir de 21 anos, podem participar como voluntários, aplicando o programa escoteiro ou administrando os grupos.

Para celebrar a data comemorativa, o Grupo Jacoritaba realizará no dia 11 de maio uma feijoada em sua sede. Os ingressos custam R$ 25 e estão disponíveis nos postos das redes Mime e Cidade.

 

 

A segunda opção para jovens interessados em escotismo em Jaraguá do Sul é o Grupo de Escoteiros do Ar 14 BIS.

Criado em 2014, ele atende a mesma faixa etária e já atendeu mais de 220 jovens, contando atualmente com 85 membros ativos.

O diretor presidente do 14 BIS, Douglas Maass, conta que o grupo trabalha os mesmos valores e ainda se volta para o elemento ar, com algumas atividades voltadas para práticas aeronáuticas, como utilização de biruta, instrumentação aeronáutica, visita a aeroportos, bases aéreas, montar e lançar aeromodelos, assim como entender o funcionamento e operação destas máquinas.

Família de escoteiros

A família Bento começou a se integrar com os escoteiros através do filho mais velho, Kaio, hoje com 8 anos. A mãe Noeli Bento conta que a intenção foi colocar o filho em contato com a natureza.

“Ele era muito dependente, muito celular, tecnologia. Queríamos que ele brincasse mais fora, tivesse contato com outras pessoas, com a natureza, criasse uma independência”, conta.

Com a participação do filho, toda a família passou a frequentar o grupo. Hoje os pais Gilmar e Noeli são chefes no grupo 14 BIS e o filho mais novo, Nicolas, também participa.

“Dificilmente quem tem um filho no grupo não participa, pois são acampamentos, encontros, a pessoa acaba se envolvendo”, confessa Noeli.

Voluntariado e integração

Todos os envolvidos nos grupos são voluntários e aplicam o método escoteiro baseado em cinco pontos: aceitação da lei e promessa escoteira, aprender fazendo, vida em equipe, atividades progressivas, atraentes e variadas e o último, desenvolvimento pessoal.

“Para que os adultos voluntários possam aplicar bem o programa, a Escoteiros do Brasil oferece capacitação”, salienta Sérgio Luís.

Para Maass, as atividades também contribuem para que crianças e adultos tenham maior percepção de seu papel no mundo, especialmente em relação ao meio ambiente.

“O escotismo proporciona acampamentos e a vida ao ar livre, com a vivência sob o domínio da natureza, e suas belezas, encantos, surpresas e dificuldades, e a consciência de que somos apenas uma parte da natureza, que nos cabe preserva”, finaliza Maass.

Como fazer parte?

Os interessados podem procurar o Grupo Jacoritaba aos sábado das 14h30 às 17h30, na sede do grupo, localizada na Rua Joaquim Francisco de Paulo, 256 , bairro Chico de Paulo.

O Grupo 14 BIS se reúne no mesmo dia e horário mas no Estádio João Marcado, Rua Matias José Martins, 337, Jaraguá Esquerdo.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp