O Camboja é um país do Sudeste Asiático, que faz fronteira com Tailândia, Laos e Vietnã. A paisagem é coberta por florestas exuberante e de rica biodiversidade que servem de abrigo para muitas espécies ameaçadas de extinção, como os elefantes-asiáticos, crocodilos, tigres e panteras. A capital é Phnom Penh e um dos maiores atrativos do país são os templos do antigo império Khmer, que teve seu apogeu entre os séculos IX e XV.

Ruínas do templo do império Khmer
O Camboja é um país de gastronomia com forte influência dos demais países asiáticos, e por este motivo, é perfeitamente normal o choque cultural gastronômico. No café da manhã por exemplo, é muito comum que os nativos do local se sirvam de alimentos dos quais, os ocidentais estão acostumados a comer somente no almoço ou na janta. Arroz, carne e macarrão são pratos servidos para o desjejum matutino.
Curiosidade: os residentes do Camboja não costumam usar facas durante as refeições. Em outros países asiáticos, a prática de comer apenas com colher e garfo, também é bastante comum.
Ingredientes típicos
O arroz é o ingrediente principal do país e está presente nas 3 principais refeições do dia: café da manhã, almoço e janta. O pratos costumam ser acompanhado por peixe, frutos do mar, carne, hortaliças ou frutas. A culinária cambojana utiliza, também, várias e deliciosas especiarias, como cravo da índia, a canela ou anis.
Prato principal
O prato mais conhecido é o Kuvy Teav, uma sopa de massa de arroz feita com um caldo de carne de porco e vegetais, temperada com camarão seco.

Kuvy Teav