Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fujama realiza exposição de fotos e animais taxidermizados no Jaraguá Park Shopping

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

17/10/2023 - 19:10 - Atualizada em: 18/10/2023 - 11:15

No dia 1º de outubro, a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) completou 18 anos de atuação no município. Para comemorar a data, nesta terça-feira (17) teve início uma exposição de fotos e animais taxidermizados no Jaraguá Park Shopping. A mostra, que se estende pelas próximas duas semanas, traz registros do trabalho de monitoramento de fauna realizado pela Fujama.

Foto: Fábio Junkes

“Muita gente conhece os animais que vivem na África, na Amazônia, no Pantanal, mas não sabe muito bem quais são os animais que habitam a nossa região. Então, essa exposição é uma oportunidade para as crianças e para as pessoas em geral conhecerem mais sobre a nossa fauna”, observa Christian Raboch, um dos cinco biólogos que integram a equipe da Fujama.

Foto: Fábio Junkes

O presidente da Fundação, Ivo Schmitt Filho, reforça que a iniciativa é uma oportunidade para a população local conhecer esses animais silvestres. Ele também destaca o trabalho realizado pelo órgão. “A Fujama trabalha em várias frentes, tanto na questão da fiscalização, como na (proteção) de animais domésticos e silvestres, licenciamentos ambientais, ou seja, um vasto leque de atuação no seu dia a dia. E uma destas atividades é o monitoramento de fauna, um ótimo relatório que mostra o quanto nós ainda temos de fauna nativa na nossa região”, observou.

Foto: Fábio Junkes

O que é o Programa de Monitoramento de Fauna

Criado para observar os animais silvestres existentes em Jaraguá do Sul, o Programa de Monitoramento de Fauna utiliza armadilhas fotográficas fixadas em pontos estratégicos das matas para que biólogos da Fujama possam observar e catalogar os espécimes que habitam a região.

Esse trabalho foi iniciado em 2015 e já passou por diversas etapas, inclusive com aquisição de novos equipamentos e aumento na sua área de abrangência.

De lá para cá, as armadilhas fotográficas flagraram espécies como quatis, tamanduá-mirim, cervo, gato-do-mato pequeno, gato-maracajá, jaguatirica e até mesmo um puma (alguns ameaçados de extinção). Isso sem contar pássaros e répteis, entre outros animais da fauna local.

Na programação alusiva aos 18 anos da Fujama também está previsto um plantio de árvores na Via Verde, no dia 28 de outubro, e um encontro de observadores de pássaros no Parque Natural dos Stinghen, no dia 29 de outubro.

Termo de cooperação entre Fujama e Furb

Foto: Fábio Junkes

Na tarde desta terça-feira, no gabinete do prefeito Jair Franzner, ocorreu a assinatura de um termo de cooperação entre a Fujama e a Universidade Regional de Blumenau (Furb) para a taxidermização de animais silvestres.

“A partir desta parceria com a Furb, todos os animais encontrados mortos ou que morrerem após o resgate por estarem muito feridos, serão taxidermizados por meio da universidade, e depois disponibilizados para a nossa Fundação para que tenhamos um acervo melhorado”, informou Ivo Schmitt Filho.

O acervo ficará em exposição permanente na unidade da Fujama no Parque Ambiental Morro dos Stinghen para os trabalhos de Educação Ambiental da Fundação.

A parceria também prevê que seja feita a manutenção desses animais taxidermizados, assim como a substituição do acervo a cada seis meses. Atualmente, esse acervo conta com 21 espécimes nativas da região, na maioria mamíferos, além de inúmeros insetos.

Durante a assinatura do convênio, também foi anunciada a compra pelo Município de cinco novas armadilhas fotográficas para auxiliar no trabalho de monitoramento da fauna.

Foto: Fábio Junkes

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.