Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fujama investiga contaminação que causou morte de peixes em ribeirão de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Gabriel JR

25/08/2025 - 12:08 - Atualizada em: 25/08/2025 - 12:17

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) segue nesta segunda-feira (25) com o monitoramento do ribeirão localizado no bairro Rio Cerro, apontado como a possível origem da contaminação que provocou a morte de centenas de peixes no fim de semana. O curso d’água deságua no Rio Cerro, afluente do Rio Jaraguá.

Durante a manhã, equipes da fundação percorreram novamente toda a extensão do ribeirão, além do Rio Cerro, Rio da Luz e Rio Jaraguá, onde ainda foram encontrados peixes mortos. Empresas da região também passaram por vistoria dos fiscais.

No fim de semana, técnicos coletaram amostras da água, que foram encaminhadas para análise laboratorial. O resultado, previsto para ser concluído entre 15 e 20 dias, deverá apontar qual substância foi lançada no rio e possibilitar a identificação do responsável pela contaminação.

Leia também: Contaminação no rio causa morte de peixes em Jaraguá do Sul

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo o biólogo Gilberto Duwe, da Fujama, os sinais indicam que o despejo foi pontual.

“No domingo não observamos mais peixes agonizando. Hoje pela manhã também não houve registro desse tipo. Isso mostra que o pico da contaminação ocorreu provavelmente na manhã de sábado. Mesmo em pequena quantidade, a substância despejada foi extremamente tóxica, causando a mortandade dos peixes”, explicou.

A fiscalização seguirá ao longo da semana com vistorias em rios e empresas da região. Lançar substâncias que contaminem a água e provoquem a morte de peixes é considerado crime ambiental grave, sujeito a multas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, além da possibilidade de interdição da atividade.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação