Um derramamento químico causou a morte de vários peixes no Rio Cerro, e após serem levados pela correnteza os peixes foram avistados no Rio Jaraguá, na localidade entre o São Luís e o Jaraguá Esquerdo na manhã deste sábado (23), com novas mortes de peixes avistadas domingo (24).
Segundo o Presidente da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), Anderson Kassner, o órgão já está apurando as causas da mortandade de peixes e da contaminação.
O órgão busca saber quem teria sido responsável pelo derramamento e quais as circunstâncias. Até o momento o órgão avalia que a contaminação tenha sido pontual, com um descarte irregular de material.
Já foi coletado material do rio para análise para identificar o tipo de contaminante e quais empresas poderiam estar relacionadas ao derramamento.
O diretor da Fujama, Gilberto Düwe, a contaminação é uma infração gravíssima que pode resultar em multas que vão de R$ 5 mil de até R$ 50 milhões e possível interdição da empresa.
A Fujama está fazendo análises da contaminação para apurar a fonte e tomar as medidas cabíveis. Os peixes que estão sendo avistados no Rio Jaraguá morreram ainda no Rio Cerro, segundo Düwe.