Chegou a hora de Jaraguá do Sul também conhecer o Animaneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos, maior evento de teatro de formas animadas do Brasil. Pela primeira vez na cidade, a programação começa nesta sexta-feira (15) com uma das mais tradicionais manifestações culturais do Nordeste. Depois ela vai até o dia 23, sempre às 20h e com entrada gratuita no teatro do Sesc. A sugestão é levar 1kg de alimento como doação.
A estreia da “perna” jaraguaense do Animaneco é com “O Romance do Vaqueiro Benedito”, do Mamulengo Presepada, de Brasília, que traz à Jaraguá o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. A história de um casal e seu boi que decidem voltar para o campo é acompanhada de muita música ao vivo, improviso e farta interação com o público, como é tradição neste tipo de espetáculo.

Imagem da peça “Cabeça Oca” | Foto: Divulgação
-Morador de Guaramirim preserva herança italiana em museu particular
No sábado (16) é a vez de “Cabeça Oca”, em que a Cia. Talagadá, de Itapira (SP), se vale de bonecos, máscaras e vídeo para criar um espetáculo de poesia visual que transita entre o real e o imaginário. No domingo (17), a goiana Cia. Nu Escuro abre o baú de memórias para contar a história de uma mulher ao mesmo tempo comum e singular no espetáculo de bonecos “Plural”. Uma trajetória que reflete a tantas outras mulheres que enfrentam desafios, perdas e reinvenções.
A Argentina marca presença em Jaraguá com a companhia El Chonchón, de Córdoba. No dia 19, ela apresenta “Los Cósmicos del Novecientos”, espetáculo de bonecos de luva que homenageia os grandes comediantes do cinema mudo, como O Gordo e o Magro. Por fim, no dia 23, a Cia. Andante, de Canelinha, encena “(Des)pertencimento”, no qual duas pessoas tocam saudades e cavam memórias por meio de objetos.

Imagem da peça “Plural” | Foto: Divulgação
Sobre o festival
O 7º Animaneco é um projeto cultural realizado pela Essaé Produções Ltda, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o Incentivo das empresas: Bistek Supermercados, Tirol Alimentos, Tigre SA, Urbano Alimentos, Condor SA, Siedschlag Embalagens e Celesc. Também possui recursos do Circuito Catarinense de Cultura da PNAB, Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço
DIA 15, SEXTA-FEIRA, 20h
Local: teatro do Sesc
Espetáculo: O Romance do Vaqueiro Benedito, do Mamulengo Presepada (Brasília/DF)
DIA 16, SÁBADO, 20h
Local: teatro do Sesc
Espetáculo: Cabeça Oca, da Cia. Talagadá (Itapira/SP)
DIA 17, DOMINGO, 20h
Local: teatro do Sesc
Espetáculo: Plural, da Cia. de Teatro Nu Escuro (Goiânia/GO)
DIA 19, TERÇA-FEIRA, 20H
Local: teatro do Sesc
Espetáculo: Los Cósmicos del Novecientos, da El Choncón (Córdoba/Argentina)
DIA 23, SÁBADO, 20h
Local: teatro do Sesc
Espetáculo: (Des)pertencimento, da Cia. Andante (Canelinha/SC)
* Programação gratuita. Ingressos pelo www.enjoyticket.com.br e 1 hora antes de cada espetáculo, mediante disponibilidade. Sugere-se a doação de 1kg de alimento, que será repassado para o Programa Mesa Brasil do Sesc.
Confira a programação completa no @animanecojoinville (Instragram) e www.animaneco.com.br.