Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Final de semana com o melhor do teatro de animação em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

13/08/2025 - 10:08 - Atualizada em: 13/08/2025 - 10:25

Chegou a hora de Jaraguá do Sul também conhecer o Animaneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos, maior evento de teatro de formas animadas do Brasil. Pela primeira vez na cidade, a programação começa nesta sexta-feira (15) com uma das mais tradicionais manifestações culturais do Nordeste. Depois ela vai até o dia 23, sempre às 20h e com entrada gratuita no teatro do Sesc. A sugestão é levar 1kg de alimento como doação.

A estreia da “perna” jaraguaense do Animaneco é com “O Romance do Vaqueiro Benedito”, do Mamulengo Presepada, de Brasília, que traz à Jaraguá o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. A história de um casal e seu boi que decidem voltar para o campo é acompanhada de muita música ao vivo, improviso e farta interação com o público, como é tradição neste tipo de espetáculo.

Imagem da peça “Cabeça Oca” | Foto: Divulgação

-Morador de Guaramirim preserva herança italiana em museu particular

No sábado (16) é a vez de “Cabeça Oca”, em que a Cia. Talagadá, de Itapira (SP), se vale de bonecos, máscaras e vídeo para criar um espetáculo de poesia visual que transita entre o real e o imaginário. No domingo (17), a goiana Cia. Nu Escuro abre o baú de memórias para contar a história de uma mulher ao mesmo tempo comum e singular no espetáculo de bonecos “Plural”. Uma trajetória que reflete a tantas outras mulheres que enfrentam desafios, perdas e reinvenções.

A Argentina marca presença em Jaraguá com a companhia El Chonchón, de Córdoba. No dia 19, ela apresenta “Los Cósmicos del Novecientos”, espetáculo de bonecos de luva que homenageia os grandes comediantes do cinema mudo, como O Gordo e o Magro. Por fim, no dia 23, a Cia. Andante, de Canelinha, encena “(Des)pertencimento”, no qual duas pessoas tocam saudades e cavam memórias por meio de objetos.

Imagem da peça “Plural” | Foto: Divulgação

Sobre o festival

O 7º Animaneco é um projeto cultural realizado pela Essaé Produções Ltda, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o Incentivo das empresas: Bistek Supermercados, Tirol Alimentos, Tigre SA, Urbano Alimentos, Condor SA, Siedschlag Embalagens e Celesc. Também possui recursos do Circuito Catarinense de Cultura da PNAB, Política Nacional Aldir Blanc.

Serviço

DIA 15, SEXTA-FEIRA, 20h
Local: teatro do Sesc
Espetáculo: O Romance do Vaqueiro Benedito, do Mamulengo Presepada (Brasília/DF)

DIA 16, SÁBADO, 20h
Local: teatro do Sesc
Espetáculo: Cabeça Oca, da Cia. Talagadá (Itapira/SP)

DIA 17, DOMINGO, 20h
Local: teatro do Sesc
Espetáculo: Plural, da Cia. de Teatro Nu Escuro (Goiânia/GO)

DIA 19, TERÇA-FEIRA, 20H
Local: teatro do Sesc
Espetáculo: Los Cósmicos del Novecientos, da El Choncón (Córdoba/Argentina)

DIA 23, SÁBADO, 20h
Local: teatro do Sesc
Espetáculo: (Des)pertencimento, da Cia. Andante (Canelinha/SC)

* Programação gratuita. Ingressos pelo www.enjoyticket.com.br e 1 hora antes de cada espetáculo, mediante disponibilidade. Sugere-se a doação de 1kg de alimento, que será repassado para o Programa Mesa Brasil do Sesc.

Confira a programação completa no @animanecojoinville (Instragram) e www.animaneco.com.br.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.