Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Exigência para matrículas resultou na aplicação de mais de 20 mil vacinas em Jaraguá do Sul

Serão dois pontos além da vacinação nos Centros de Saúde do Morro das Pedras e de Ratones | Foto Divulgação/Secom

Por: Elissandro Sutil

31/10/2018 - 05:10

Neste mês, milhares de crianças e adolescentes foram imunizadas graças a exigência de um comprovante de vacinação na hora das matrículas e rematrículas na rede municipal de Jaraguá do Sul.

A necessidade de retirada da declaração gerou filas de até uma hora e meia nas unidades de saúde, mas resultou na proteção de grande parte da população com idade entre 4 e 15 anos de idade. Foram aplicadas 21.300 doses durante o mês em pessoas desta faixa etária.

Segundo a enfermeira de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Kneipp, isso aconteceu porque grande parte do público tinham muitas vacinas atrasadas.

“Infelizmente tivemos que cobrar, é uma questão de rotina, está no Estatuto da Criança e do Adolescente que a vacinação é obrigatória. Além de ter muitas campanhas que oferecem essas doses”, aponta Ana.

Entre as vacinas que mais foram aplicadas neste período, estão a antitetânica, contra a meningite, HPV, varicela (catapora) e reforço de coqueluche. A da febre amarela, liberada para toda a população no começo do mês, foi a mais distribuída.

Ana comenta que algumas vacinas foram agendadas para novembro, em especial as de meningite. “Há alguns meses estamos recebendo [doses] abaixo do esperado pelo Estado, este mês que o abastecimento voltou a ser normalizando, por isso não conseguimos suprir toda a demanda”, avalia a enfermeira.

Segundo Ana, a tendência é que a ação continue nos próximos anos. Apenas a rede municipal de ensino, com escolas e centros de educação infantil, soma em torno de 20 mil alunos.

“Identificamos a necessidade dessa mobilização e atingimos bons resultados”, observa a enfermeira de imunização. Ela completa que se a declaração continuar sendo obrigatória, alguns ajustes serão feitos para facilitar o procedimento às famílias e unidades de saúde.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP