Evento na Praça Ângelo Piazera celebra o Dia Internacional da Superdotação

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

07/08/2023 - 10:08 - Atualizada em: 07/08/2023 - 10:35

Neste domingo (6), um grupo de pais, mães, crianças, educadores e especialistas em Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) de Jaraguá do Sul se reuniu para trocar experiências, debater e fomentar novas práticas de ensino e aprendizagem direcionadas a crianças com estas características, que apesar de fascinantes nem sempre são bem compreendidas pelas escolas e instituições em geral.

Foto: Divulgação

O local escolhido foi a Super Cérebro, escola que desenvolve e potencializa competências cognitivas e habilidades socioemocionais por meio do soroban (instrumento matemático), desafios e de jogos de tabuleiro, e que promoveu um emocionante encontro em celebração ao Dia Internacional da Superdotação, com direito a diversão e entretenimento. Depois, as atividades se estenderam para a Praça Ângelo Piazera, que acabou de ser reinaugurada.

Foto: Divulgação

O evento visava não apenas enaltecer as habilidades únicas dessas crianças, mas também fornecer um espaço para o diálogo construtivo entre os pais e especialistas, que enfrentam diariamente desafios para socializar, integrar e manter estimuladas crianças capazes de compreender e assimilar conhecimentos em ritmo muito acelerado em relação aos seus pares.

Neste espaço acolhedor os pais tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa mediada pela neuropsicopedadoga e especialista em Altas Habilidades, Janice Marcon, onde puderam compartilhar experiências e trocar informações sobre a melhor maneira de apoiar seus filhos em sua jornada educacional. Temas como as necessidades emocionais, desafios sociais e a importância do estímulo adequado foram amplamente discutidos, incluindo as próprias experiências pessoais de cada família.

Foto: Divulgação

Enquanto os pais mergulhavam em diálogos profundos e construtivos, as crianças foram convidadas a se engajar em uma série de jogos de inteligência, com desafios matemáticos e quebra-cabeças que estimulam o desenvolvimento intelectual de forma descontraída e lúdica, aproveitando o ambiente ao ar livre.

Durante o evento a diretora da Super Cérebro, Patrícia Amorim, expressou sua gratidão a todos os participantes e destacou a importância de valorizar o potencial único de cada criança. “Estamos emocionados com a presença de todos aqui hoje. Acreditamos que, ao unir pais, educadores e crianças superdotadas, estamos construindo um futuro brilhante e repleto de realizações para esses jovens talentos”, afirmou Patrícia.

Foto: Divulgação

“O evento foi sem dúvida, uma ocasião memorável, repleta de aprendizado e interação significativa. Ao comemorar o Dia Internacional da Superdotação, estamos reafirmando nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento integral dessas mentes brilhantes, proporcionando-lhes o ambiente ideal para que possam florescer e deixar sua marca no mundo”, comentou a especialista em AHSD, Janice Marcon.

O evento contou com a presença de mais de 50 pessoas entre pais, crianças e especialistas.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.