Criciúma é líder de eficiência em gestão entre os 295 municípios de Santa Catarina pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), em 2021. O IEGM é uma ferramenta de avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina.
“Sempre falamos em governar o governo. Esse reconhecimento demonstra que o modelo de planejamento estratégico municipal e as ferramentas de gestão implantadas geram resultados para os criciumenses por meio de políticas públicas eficientes”, ressalta o prefeito Clésio Salvaro.
A Gerência do Escritório de Projetos (GEPROJ), implantada em 2022, centraliza todas as aplicações de transparência, possibilitando a comunicação intersetorial e garantindo a melhoria da estrutura de governança do município de Criciúma.
“O resultado do IEGM reflete a preocupação da gestão municipal com as boas práticas aplicadas ao setor público, em termos de processos, planejamento, transparência e controle social. Uma das ferramentas que mais colaborou para esse resultado foi o planejamento estratégico. Por meio dele, se construiu uma gama de indicadores que norteiam a governança municipal”, declara o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan.
Os indicadores são definidos por fontes externas: o modelo de governança e gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP), o IEGM, o Ranking Connected Smart Cities, além de um levantamento interno realizado pelo Sebrae.
“O IEGM nada mais é que um grande questionário, um sistema de avaliação. E o GEPROJ sistematizou e organizou esse fluxo de trabalho com a participação de cada área, porque é importante não só ter as boas práticas, mas, também, evidenciá-las e comprová-las”, explica o secretário municipal da Fazenda, Vagner Espíndola.
Espíndola destaca, ainda, a importância do planejamento e do trabalho em conjunto de todos os setores.
“A liderança no ranking é o resultado da cultura que nós conseguimos implantar a partir de 2020. Entre o fazer e realizar, está o pensar e planejar. A gente vê uma evolução, uma crescente. Nossos processos internos melhoraram, e muito. Em 2019, Criciúma ficou em 95º. Em 2020, 14º. Em, 2021 o 1º lugar no Estado”, comemora.
Sobre o IEGM
O IEGM é um indicador de processo que mede o grau de aderência da gestão municipal a determinados processos e controles em sete áreas: educação, saúde, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, defesa civil e governança em tecnologia da informação.
O grau de aderência é mensurado a partir da pontuação atribuída às questões, enquanto os processos e controles são medidos a partir de questionários respondidos pelos municípios. A versão 2022 do IEGM, divulgada agora, refere-se ao exercício 2021.
“Por meio da combinação de dados governamentais, prestação de contas e respostas em questionários eletrônicos, preenchidos com comprometimento, conseguimos traçar um panorama sólido do desempenho do nosso município. Esse feito não seria possível sem o esforço coletivo, liderança eficiente e a participação ativa de todos os setores da administração pública de Criciúma”, finaliza Pavan.