Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Covid-19: Após adquirir 15 mil testes rápidos, Blumenau realizará exames em novos públicos

Foto Divulgação

Por: Felipe Elias

05/06/2020 - 13:06 - Atualizada em: 09/06/2020 - 10:39

A partir da próxima segunda-feira (8), a Prefeitura de Blumenau entra em uma nova fase de testagem para diminuir ainda mais a subnotificação dos casos de coronavírus na cidade. Com a aquisição e chegada de 15 mil testes rápidos, alguns grupos mais expostos ao risco de infecção pelo vírus poderão fazer o exame sem necessidade de indicação médica, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

Terão indicação para fazer o teste rápido:

  • Profissionais que atuam na rede municipal de saúde;
  • Servidores públicos municipais que estejam atuando diretamente em atividades de atendimento ao público;
  • Pessoas com 60 anos ou mais que apresentem sintomas gripais;
  • Cuidadores de idosos com certificação profissional, registro em carteira ou declaração assinada do empregador;
  • Trabalhadores que atuam no transporte coletivo urbano;
  • Pessoas que moram com pacientes considerados recuperados da Covid-19.

Para os servidores públicos municipais, o teste será feito nos respectivos locais de trabalho por uma equipe volante da Secretaria de Promoção da Saúde. Já os demais públicos elegíveis poderão realizar o exame em um dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) ou no Ambulatório para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 da Vila Germânica.

Quando usar o teste rápido?

Os testes rápidos têm resultado em até 30 minutos e são indicados para diagnóstico em pessoas com tempo de evolução dos sintomas da Covid-19 superior a oito dias. Pacientes sintomáticos e com critério clínico seguem realizando o teste laboratorial RT-PCR, que tem indicação de coleta entre o terceiro e quinto dias de sintomas.

 

 

Os testes sorológicos com identificação de anticorpos IgM e IgG ao coronavírus não são recomendados para diagnóstico de pacientes com sintomas de início recente, e inclusive, se aplicado em desacordo, reduz a sensibilidade e confiabilidade do resultado.

A Prefeitura de Blumenau investiu R$ 1,2 milhão na compra dos 15 mil testes rápidos.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Felipe Elias

Jornalista formado, em 2008, pela UniFiamFaam, em São Paulo (SP).