A Arteris Litoral Sul concluiu as obras civis do chamado trecho Sul A da futura rodovia. Com isso, as obras do Contorno estão concluídas de Biguaçu ao trevo da BR-282, em Palhoça. A partir de agora, todos os esforços da concessionária estão concentrados no Trecho Sul B, que consiste em aproximadamente 4 quilômetros e está localizado entre a BR-282 e a BR-101 Sul. A previsão de conclusão do Contorno Viário é julho de 2024.
- Caixa e Correios passarão a compartilhar estruturas – veja como
- Aniversário de Florianópolis terá shows nacionais de Pity, Maria Rita e mais de 379 ações
- Veja como declarar criptomoedas no IRPF 2024
- TSE cria centro de combate à desinformação sob comando de Alexandre de Moraes
O Trecho Sul A tem aproximadamente 8km de extensão, já pavimentados, um viaduto duplo, uma passagem inferior e três passagens superiores. As passagens em desnível já estão sendo utilizadas pela comunidade. Neste momento, o trecho segue com o trabalho de sinalização vertical e horizontal, além da instalação dos dispositivos de segurança.
Com a finalização do Trecho Sul A, 94% das obras do Contorno Viário estão concluídas, sendo que 45 dos 50km da futura rodovia já estão pavimentados. Além disso, 16 das 20 passagens em desnível do projeto já estão sendo utilizadas pela comunidade e as sete pontes duplas estão prontas. Os quatro túneis duplos do projeto estão com as obras civis concluídas e, neste momento, recebem a instalação dos dispositivos de segurança.
Atualmente, mais de 1.500 trabalhadores atuam no trecho remanescente de obras e mais de 250 equipamentos pesados estão em operação. O investimento total da Arteris na obra do Contorno Viário é de R$3,9 bilhões, sendo que R$3,3 bilhões já foram investidos.