Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Conheça os chás que podem combater a ansiedade

Foto: Freepik

Por: Priscila Horvat

14/01/2025 - 19:01 - Atualizada em: 14/01/2025 - 19:21

A ansiedade é um problema cada vez mais comum. A recomendação é sempre procurar um médico e ouvir, da boca do profissional, o que é necessário fazer para melhorar a saúde.

Porém, existem alternativas naturais que podem ajudar a aliviar seus sintomas. Alguns chás possuem propriedades calmantes e ansiolíticas, oferecendo uma forma simples e acessível de controlar o estresse e a ansiedade.

Quando a ingestão desse tipo de chá é combinada com um estilo de vida saudável, podem ser aliados no bem-estar mental e ajudar a melhorar a ansiedade. Confira cinco opções:

  1. Chá de camomila
    Rico em flavonoides, como a apigenina, a camomila tem propriedades calmantes que ajudam a reduzir a ansiedade. Além disso, seus polifenóis agem como vasodilatadores, melhorando o fluxo sanguíneo cerebral e aliviando a tensão.
  2. Chá de erva-cidreira
    A erva-cidreira é conhecida por seus ácidos fenólicos e flavonoides, como o ácido rosmarínico e a luteolina, que promovem relaxamento e uma sensação de bem-estar. Este chá é uma excelente opção para quem busca tranquilidade.
  3. Chá de valeriana
    Com ácido valerênico em sua composição, o chá de valeriana auxilia na liberação de GABA, neurotransmissor que proporciona um efeito calmante, ajudando a reduzir a agitação e melhorar o descanso.
  4. Chá de passiflora
    A passiflora, rica em flavonoides, atua nos receptores serotonérgicos, promovendo alívio para os sintomas de ansiedade e agitação, além de melhorar o estado emocional.
  5. Chá de lavanda
    Com propriedades sedativas e ansiolíticas, a lavanda é eficaz para tratar casos de insônia e agitação noturna, proporcionando relaxamento e tranquilidade.

Esses chás são alternativas naturais para quem busca combater a ansiedade de maneira simples e eficaz. No entanto, para casos mais graves, é fundamental buscar orientação médica para um tratamento adequado.

Leia também:

Como combater a ansiedade

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp